PERGUNTAS FREQUENTES
Nesta seção säo divulgados os questionamentos frequentemente recebidos pela EmpresaGestora de Ativos S.A. - Emgea.
Atualizado em 20.9.2023
A Emgea, sigla para Empresa Gestora de Ativos S.A., é uma empresa pública federal não financeira, constituída sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada ao Ministério da Fazenda, com capital social totalmente integralizado pela União.
Tem como atividade a gestão de ativos – bens e direitos – provenientes da União e de entidades integrantes da administração pública federal.
Na cadeia produtiva da Emgea, as carteiras de operações de crédito – crédito imobiliário, crédito comercial e crédito perante o setor público – compõem os ativos próprios. Esses ativos ingressam por meio de aquisições, tendo como contrapartida pagamentos ou assunção de obrigações das entidades transmitentes, ou por aumento de capital.
A partir da alteração estatutária realizada no mês de novembro de 2017, o escopo de atuação da Emgea foi ampliado para prestar também, ao amparo das disposições contidas na Lei nº 13.465/2017, serviços de cobrança administrativa de créditos sob gestão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
Como gestora de ativos, a Emgea desenvolve e implementa soluções financeiras para a recuperação dos créditos, buscando e priorizando soluções conciliatórias, tanto na esfera administrativa como na judicial, para incentivar a liquidação ou a reestruturação das operações.
As atividades operacionais são realizadas por empresas contratadas para a prestação de serviços, incluindo o atendimento aos devedores.
Nenhuma relação direta. A Caixa foi prestadora de serviços de cobrança de créditos para a Emgea até janeiro de 2021, mas atualmente não compartilham nenhuma relação.
Se você tem cadastro no site, pode haver necessidade de atualização cadastral. Neste caso, enviar mensagem para suporte@sisgea.gov.br, a fim de atualizar o cadastro.
A Emgea não possui agências físicas. O atendimento é realizado por empresas contratadas para intermediar o processo de regularização ou por meio do telefone 0800-717-7742. Verifique aqui como regularizar seu débito https://www.emgea.gov.br/Devedores/Index/
Para obter a liberação da garantia de um imóvel quitado acesse www.emgea.gov.br, selecione a aba “Atendimento Clientes”, opção “Liberação de Garantia”
Ou clique aqui: https://www.emgea.gov.br/Devedores/Index/4fa83e50-370b-4b64-98bb-d69edf9505bd
Ou ainda, faça a solicitação por meio do endereço atendimento@emgea.gov.br, encaminhando em anexo certidão de inteiro teor atualizada da matrícula do imóvel.
As regularizações de débitos com a Emgea podem ser feitas pelo site www.emgea.gov.br. Ao acessar, selecione a aba “Atendimento ao Cliente” e na sequência a opção “Negocie seu Débito”.
Outra opção é clicar em https://www.emgea.gov.br/Devedores/Index/4fa83e50-370b-4b64-98bb-d69edf9505bd ou encaminhar e-mail para atendimento@emgea.gov.br.
O registro do CPF nos cadastros restritivos de crédito é decorrente de operações (empréstimos e financiamentos) em atraso, isto é, que não foram pagas nas datas previstas. Verifique se você tem débitos com a EMGEA
O seu CPF será excluído dos cadastros restritivos de crédito em até cinco dias úteis após o pagamento da 1ª parcela ou parcela única do acordo formalizado. Se o pagamento for efetuado em cheque, esse prazo começa a ser contado após a compensação. No caso de quebra de acordo, o CPF poderá ser negativado novamente.
Para apresentar uma proposta de negociação ou obter informações sobre uma negociação em andamento basta acessar o site www.emgea.gov.br, selecionar a aba “Atendimento Clientes” e a opção “Negocie seu Débito”.
Outra opção é clicar em https://www.emgea.gov.br/Devedores/Index/4fa83e50-370b-4b64-98bb-d69edf9505bd ou encaminhar e-mail para atendimento@emgea.gov.br.
Para sanar contratos de crédito imobiliário Pessoa Física é possível enviar proposta de negociação para o e-mail atendimento@emgea.gov.br.
No caso de contratos de crédito comercial as dívidas podem ser regularizadas diretamente com as empresas contratadas. Não é possível fazer negociação direta com a instituição.
Para negociações de contratos vinculados à carteira Pessoa Jurídica disponibilizamos os seguintes e-mails para encaminhamento de propostas:
supej@emgea.gov.br e gepej@emgea.gov.br
Para denúncia de fraudes clique aqui:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f.
Atendimento a clientes, Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e Ouvidoria são canais distintos e com funções diferentes, contudo, é comum haver questionamentos e dúvidas relacionados a qual canal acionar em determinada situação. A escolha correta do destino de sua mensagem garantirá um atendimento mais ágil e adequado à sua demanda.
Para obter informações a respeito de contratos individuais dirija-se ao menu Atendimento Clientes no portal institucional ou entre em contato pelo 0800-717-7742. Horário de funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.
A Ouvidoria poderá ser acessada para o encaminhamento de denúncias, sugestões e agradecimentos/elogios em 1ª instância ou, ainda, de reclamações, solicitações e dúvidas não solucionadas através dos canais de atendimento convencionais. O acesso deve ser feito pelo canal oficial do Governo Federal destinado a manifestações e contatos com as instituições públicas: Fala.BR.
O Fala.BR é um canal oficial do Governo Federal destinado a manifestações e contato com as instituições públicas. Neste canal é possível solicitar informações, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique. Trata-se de um ambiente sigiloso e que fica hospedado fora dos servidores da Emgea.
A plataforma foi instituída por meio da Portaria CGU nº 581, de 9 de março de 2021.
As vantagens de fazer sua manifestação via Fala.BR:
1. O sistema está disponível na Internet de forma ininterrupta (24 horas/dia);
2. Permite a manifestação tanto de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas;
3. Protege as informações pessoais do denunciante, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos à intimidade, vida privada, honra e imagem, bem como
4. Possibilita denúncias anônimas.
Sim. A Emgea possui imóveis para venda, por meio das modalidades previstas na legislação – concorrência pública ou venda direta.
A Emgea vende os imóveis de sua propriedade por meio de modalidades previstas na legislação. A venda das unidades de propriedade da Emgea é realizada em parceria com a empresa Resale e podem ser consultados por meio do site https://emgeaimoveis.com.br/
Para impressão de boleto acesse www.emgea.gov.br, selecione a aba “Atendimento Clientes”, opção “Emissão de 2ª via de boleto” ou clique aqui: https://www.emgea.gov.br/Devedores/SegundaVia/07ac4078-acca-47e0-9d77-3d19ca17e1ab
• Para pagamento desse boleto, utilize a rede bancária, casas lotéricas ou os serviços eletrônicos de seu banco.
• Os boletos só poderão ser gerados em dias úteis, anteriores ao vencimento.
• Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro, por isso, o e-mail informado deve ser válido e a confirmação deve ser feita em até 24 horas, através do link enviado no e-mail. Se você não receber a mensagem em alguns minutos, verifique na caixa de “lixo eletrônico/Spam”.
• Caso você não tenha dívidas vinculadas ao seu CPF, o cadastro não será efetivado.
• Se persistirem dúvidas, o contato deverá ser feito via telefone no 0800-717-7742.
Acima de três parcelas em aberto o sistema não permite a emissão de boletos. Se for o caso, é necessário contatar esta empresa por meio do telefone 0800-717-7742. Para impressão de boleto acesse www.emgea.gov.br, selecione a aba “Atendimento Clientes”, opção “Emissão de 2ª via de boleto” ou clique aqui:
https://www.emgea.gov.br/Devedores/SegundaVia/07ac4078-acca-47e0-9d77-3d19ca17e1ab.
Sim. Mas a cobertura não alcança as prestações que estão em atraso. A cobertura securitária abrange as dívidas vincenda (saldo devedor) e as prestações vencidas a partir do óbito, não são mais devidas na proporção do pacto securitário do sinistro.
Para comunicar um sinistro e acionar o seguro habitacional acesse www.emgea.gov.br, selecione a aba “Atendimento Clientes”, opção “Comunicação de Sinistros”
Ou clique aqui: https://www.emgea.gov.br/Devedores/Index/4fa83e50-370b-4b64-98bb-d69edf9505bd.
Acesse www.emgea.gov.br, selecione a aba “Atendimento Clientes”, opção “Informe Imposto de Renda” ou clique aqui:
https://www.emgea.gov.br/Devedores/Index/4fa83e50-370b-4b64-98bb-d69edf9505bd.
A cobrança e a regularização dos créditos são feitas por assessorias contratadas pela Emgea, podendo ser consultadas no link
https://www.emgea.gov.br/Home/Page/ddd74ab1-42c8-402b-9189-b66939bd8926.
Outra opção para tirar dúvidas é o contato via 0800 717 7742.