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ORGANOGRAMA

     


Composição

Conselheiro - Presidente: GUSTAVO SAMPAIO DE ARROCHELA LOBO

Da carreira da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, ocupou diversos cargos na administração pública federal, dentre eles, Subsecretário para Assuntos Econômicos na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda; Diretor do Departamento do Fundo da Marinha Mercante, no Ministério dos Transportes e Assessor Especial do Ministro na Secretaria Especial de Portos. Atualmente é Diretor de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda.

Conselheiro(a): CRISTINA FRÓES DE BORJA REIS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado (2006-2008) e doutorado (2008-2013) em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado na International Post-Doc Initiative/ Marie Curie Actions na Universidade Técnica de Berlim. Atualmente é Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, cedida do cargo de professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias globais de valor, desenvolvimento, Agenda 2030, investimento público, estrutura produtiva, comércio internacional e economia política internacional. Conselheira titular da ABDI e suplente do CORECON-SP.


Conselheiro(a): FABRÍCIO DA SOLLER

Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV-RJ), graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS) e especialista em Direito Tributário (Universidade Católica de Brasília) e em Direito Econômico e das Empresas (FGV-Brasília). É procurador da Fazenda Nacional desde 1998. Já ocupou os cargos de Coordenador-Geral de Representação Judicial da Fazenda Nacional (2003 a 2006), Procurador-Geral Adjunto de Consultoria e Contencioso Tributário (2007 a 2015), Consultor da Consultoria-Geral da União (2015), Procurador-Geral da Fazenda Nacional (2015 a 2018), Adjunto do Advogado-Geral da União (2019 a 2020), Secretário-Geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União (2020-2021) e Chefe da Assessoria Consultiva do Tribunal Superior Eleitoral (2022 a 2023). Desde setembro de 2023 ocupa o cargo de Subprocurador-Geral da Fazenda Nacional. Foi eleito membro do Conselho de Administração das seguintes instituições financeiras: Banco do Estado de Santa Catarina S/A (2007-2008), Banco da Amazônia S/A (2009 a 2013), Banco do Nordeste S/A (2013 a 2015) e Banco do Brasil S/A (2016 a 2018).


Conselheiro(a): LEILA DE MORAIS

Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento Sustentável (Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS-UnB). Graduada em Direito (2006) e em Administração de Empresas (1998). Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário (2017). Foi Analista de Ciência e Tecnologia no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2004-2007). É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos desde 2007. Foi assessora técnica e Chefe de Gabinete do Secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2007-2009 e 2010-2014). Exerceu os cargos de Coordenadora-Geral de Controle e de Coordenadora Geral de Gestão das Instituições de Ensino Superior, na SISU/MEC (2009-2010). Foi Assessora Especial do Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República (2014-2016) e também Chefe de Gabinete da Presidência da Agência Espacial Brasileira (2017-2019). Exerceu o cargo de Coordenadora-Geral de Cooperação Nacional do CNPq (2019-2020). Atualmente, é chefe de gabinete do Ministro Chefe da Advocacia-Geral da União.


Conselheiro(a): LUCIANA LEAL BRAYNER

Doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo – USP e mestre em Direito Público e graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente é Procuradora-Geral Adjunta da Fazenda Nacional em Consultoria Administrativa (desde 2023). Foi Consultora Jurídica Substituta do Ministério da Previdência Social (2011) e Secretária-Executiva Adjunta da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2012). Realizou estágio de pesquisa no Istituto di Ricerche sulla Pubblica Amministrazione em Roma (2013). Compôs a Comissão de Juristas responsáveis pela elaboração de anteprojetos de Lei destinados a desburocratizar a Administração Pública brasileira do Senado Federal (2015-2016). É Procuradora da Fazenda Nacional desde setembro de 2006.

Chefe de Auditoria Interna: PAULO RICARDO GRAZZIOTIN GOMES

Membro do COAUD: ANTONIO MARTININGO FILHO

Doutorando em Ciências Contábeis e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Auditoria, Finanças e Contabilidade pela Fipecafi/USP e MBA em Gestão de Ativos pelo IAG/PUC-RJ Exerceu os cargos de Auditor, Gerente e Executivo de Auditoria no Banco do Brasil, além de ter atuado em Comitês de Auditoria nas empresas Brasilsaúde Companhia de Seguros, BB TS Tecnologia e Serviços e Brasilprev Seguros e Previdência S.A.

Atualmente, além de membro do Comitê de Auditoria da Empresa de Gestão de Ativos (EMGEA) atua como Coordenador do Comitê de Auditoria da Fundação Petrobrás de Seguridade Social (Petros) e do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e Capital do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Também atua como professor na Fipecafi/USP, na Uniabrapp, no IIA (Instituto dos Auditores Internos) e no IBGP (Instituto Brasileiro de Governança Pública) nos cursos executivos para formação de membros de comitês de auditoria e nas áreas de auditoria, gestão de riscos, controles internos, compliance e integridade. Publicou artigos na Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis, Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA) com os temas “Gerenciamento de Resultados em Instituições Financeiras Brasileiras" e “Divergências nas Métricas ESG e Impactos nos Bancos Brasileiros” e na Revista de Administração do Mackenzie (RAM) com o tema “Assédio Moral e Gestão de Pessoas”.


Coordenador do COAUD: Vago


Membro do COAUD: VERA LÚCIA DE MELO

Graduada em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade de Brasília (UnB), experiência nas áreas de fiscalização e controle, auditoria, contabilidade societária, auditoria, compliance officer, gestão de riscos, controle interno e integridade, e concessão de crédito.

Possui certificação CCF do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é Membro da Comissão de Riscos do IBGC. Trabalhou na Diretoria de Controles Internos do Banco do Brasil, nas Assessorias de Controles Internos do Ministério da Fazenda e Planejamento, atuou em Conselho Fiscal de empresa do Novo Mercado, dentre outras, membro de Comitê de Auditoria desde março de 2018. Atualmente é Gerente Executiva de Auditoria Interna na Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e Membro do Comitê de Auditoria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Membro do COELE: CRISTINA FRÓES DE BORJA REIS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado (2006-2008) e doutorado (2008-2013) em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutorado na International Post-Doc Initiative/ Marie Curie Actions na Universidade Técnica de Berlim. Atualmente é Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, cedida do cargo de professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias globais de valor, desenvolvimento, Agenda 2030, investimento público, estrutura produtiva, comércio internacional e economia política internacional. Conselheira titular da ABDI e suplente do CORECON-SP.


Coordenador do COELE: Vago

Ouvidor(a): ANGELITA DE MORAIS AQUERE

Internacionalista, graduou-se em Relações Internacionais pela Universidade do Distrito Federal - UDF, com MBA em Economia e Gestão: Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui curso de extensão em Processo Legislativo do Congresso Nacional pela BMJ Academy, Compliance Empresarial pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL/CNI e Relações Governamentais e Compliance pela George Washington University e Instituto de Estudos em Relações Governamentais e Políticas Públicas do Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, além de outros cursos de aperfeiçoamento e reciclagem com foco no ecossistema tecnológico. Com ampla vivacidade na área pública desde 1996, atuou como gestora nas esferas estadual e federal, onde exerceu a função de Coordenadora de Gabinete de Diretoria no Conselho Regional de Farmácia do RS (de 1996 a 2006), de Secretária Executiva do Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul (de 2007 a 2012 e de 2019 a 2023) e Assessora do Gabinete do Ministro de Indústria e Comércio Exterior – MDIC (2013 a 2016), onde também atuou como Chefe de Gabinete da Comissão Interministerial da Expo Milão 2015, composta por 14 ministérios e a Agência de Promoção de Investimentos – ApexBrasil. Além de atuar como Consultora de Projetos na área de Meio Ambiente e Políticas Públicas em ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, União Internacional para conservação da Natureza – UICN, GIZ Organismo Internacional e Governo Alemão

Diretor-Presidente: FERNANDO DAMATA PIMENTEL

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, com Especialização em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui vasta experiência na Administração Pública, onde atuou como: Governador do Estado de Minas Gerais, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Prefeito de Belo Horizonte, Vice-Prefeito de Belo Horizonte, Secretário Municipal de Governo, Planejamento e Coordenação Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretário Municipal de Fazenda da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Exerceu a Presidência de variados Conselhos como: do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior - CAMEX, do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, do Conselho de Administração da BNDESPAR, do Conselho Nacional de Desestatização - CND, do Conselho Deliberativo da Agência de Promoção de Exportações do Brasil - APEX, do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação - CZPE, do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais.

Diretor: JUCEMAR JOSÉ IMPERATORI

Economista, Especialista em Gestão Pública, pós-graduado em Mercados Financeiros e Investimentos e em Gestão Urbana e Desenvolvimento Municipal. Certificado pela Ancord, como Agente Autônomo de Investimento. Certificado como Conselheiro de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atuou como colaborador da Caixa Econômica Federal, por 36 anos, onde exerceu funções gerenciais, chegando a Superintendência em diversas áreas/unidades de negócios e, também, além de ter desempenhado a função de Dirigente da Instituição.

Foi membro do Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) e do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (CGFNHIS). Docente dos cursos de finanças pessoais, de investimentos, de programa de certificação para agentes de investimentos e de lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/DF) período de 2019 a 2024.

Diretor: JOSÉ CARLOS ALVES

Economista com especialização em Gestão Empresarial. Experiência em organizações públicas em diversos níveis de gestão na Caixa Econômica Federal, liderando projetos estratégicos e no Ministério da Fazenda. Atuação em empresas privadas, liderando a implantação de novos negócios em todo o território nacional. Autor, professor universitário, instrutor e palestrante nas áreas de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas. Autor do livro Gerenciamento de Projetos, Fácil e Prático: 5 princípios para o sucesso do (a) gerente, onde capacitou centenas de pessoas em gerenciamento de projetos. Certificado Project Management Professional (PMP) pelo PMI – Project Management Institute e certificado Project Management Officer Certified Practitioner (PMO-CP) pela PMO Global Alliance, certificado Gestor de Risco em Projetos de Desenvolvimento pelo BID. Mestrando em Administração, com enfoque em Negócios Internacionais e Marketing, pela Université de Angers, França. Trabalho voluntário como gestor em instituições de apoio a pessoas portadoras de deficiência (APAE-DF e Associações de Equoterapia), criou o programa Gerente de Projetos do Futuro onde já capacitou centenas de jovens do ensino médio em escolas públicas do DF.

Diretor: MARTVS ANTONIO ALVES DAS CHAGAS

Com experiência de gestão nos três níveis da administração pública no país é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi Secretário adjunto, Ministro interino, Secretário de Planejamento e Formulação de Políticas e Secretário de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Atuou como Diretor de Fomento e Presidente substituto da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura. Exerceu o cargo de Superintendente de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação-FAO exerceu o cargo de Consultor Técnico em Gestão Social. Integrou o Grupo de Trabalho de Transição Governamental na temática Igualdade Racial do atual governo Lula. É ex-conselheiro fiscal na Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora – CESAMA e ex-membro do Conselho de Administração do JFPREV - Regime Próprio de Previdência Social do Município de Juiz de Fora. Até outubro de 2023 foi Secretário de Planejamento do Território e Participação Popular de Juiz de Fora - MG, sendo responsável pelo planejamento da gestão e confecção das peças orçamentárias do município.

Diretor: ROMULO GREFICCE MIGUEL MARTINS

Profissional com 17 anos de experiência no mercado, advogado inscrito na OAB/MG 180.285. Foi membro suplente independente do Conselho de Administração da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa). Com atuação jurídica em todo o país em demandas judiciais e arbitragens em empresas nacionais e multinacionais em diversos segmentos.

Experiência na posição de líder como gestor administrativo-financeiro de duas empresas, bem como experiência na área comercial, de contratos e qualidade. Cursou Letras com habilitação em língua Inglesa na Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Chefe da Consultoria Jurídica: LEANDRO ALBERTO RAMOS

Formação acadêmica em Direito pela UNIP/Sorocaba/SP, com Pós-Graduação – Latu Sensu – Direito Empresarial e litígios de contratos pela UNICEUB/Brasília/DF. Possui curso em Especialização em Direito Comercial, Especialização em Direito Bancário, Negociação e Arbitragem, Especialização em execuções, Direito Imobiliário, Atualização em Direito Processual, Negociações Complexas, Gestão de Recursos e Processos, Gestão de Pessoas, Elaboração de relatório, Parecer e Nota técnica, Aspectos Relevantes da Recuperação Judicial de Empresas além de outros cursos de aperfeiçoamento. Advogado desde 2009, inscrito na OAB/SP e OAB/DF. Com ampla vivacidade na área pública desde 1983, atuou como técnico bancário e Cargo Comissionado no setor de operações de agência, Cargo Comissionado na superintendência do estado de São Paulo no Banco do Brasil, sócio administrador de empresa de informática, Funcionário Público Municipal em Assis/SP COMO Assessor no Gabinete da Secretaria de Ensino e Funcionário Público Municipal em Palmital/SP. Posse na Caixa Econômica Federal em 2006 atuando nas operações de crédito e recuperação dos Ativos da Caixa, acionamento de devedores, negociações, encaminhamento de cobrança judicial, etc. Cedido a EMGEA em no período de 2012 a 2018 atuando na recuperação de crédito junto a Superintendência de pessoas jurídicas.

Superintendente Executivo: ANGELITA DE MORAIS AQUERE

Internacionalista, graduou-se em Relações Internacionais pela Universidade do Distrito Federal - UDF, com MBA em Economia e Gestão: Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Possui curso de extensão em Processo Legislativo do Congresso Nacional pela BMJ Academy, Compliance Empresarial pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL/CNI e Relações Governamentais e Compliance pela George Washington University e Instituto de Estudos em Relações Governamentais e Políticas Públicas do Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, além de outros cursos de aperfeiçoamento e reciclagem com foco no ecossistema tecnológico. Com ampla vivacidade na área pública desde 1996, atuou como gestora nas esferas estadual e federal, onde exerceu a função de Coordenadora de Gabinete de Diretoria no Conselho Regional de Farmácia do RS (de 1996 a 2006), de Secretária Executiva do Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul (de 2007 a 2012 e de 2019 a 2023) e Assessora do Gabinete do Ministro de Indústria e Comércio Exterior – MDIC (2013 a 2016), onde também atuou como Chefe de Gabinete da Comissão Interministerial da Expo Milão 2015, composta por 14 ministérios e a Agência de Promoção de Investimentos – ApexBrasil. Além de atuar como Consultora de Projetos na área de Meio Ambiente e Políticas Públicas em ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, União Internacional para conservação da Natureza – UICN, GIZ Organismo Internacional e Governo Alemão

Coordenador da Assessoria de Estratégia, Organização e Comunicação: LUIS GUSTAVO D AVILA RIANI

ESPECIALISTA EM DIREITO PÚBLICO pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), 1999/2000; BACHAREL EM DIREITO pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, 1997; advogado, regularmente inscrito nos quadros da OAB/MG e militante, prestando serviços às pessoas jurídicas de direito público e de direito privado; Membro do Conselho de Administração da Empresa Mineira de Parcerias S/A – EMIP;(2015/2018), Assessor Parlamentar na ALMG- (Bloco Democracia e Luta); (2019/22) e Subsecretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (2015/2018).

Chefe de Gabinete de Apoio aos Órgãos Estatutários e Comitês: THEREZA GIANNETTI NELSON DE SENNA MURY

Bacharel em Administração pela Universidade Católica de Brasília, Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Digital. Na área pública tem vasta experiência atuando diretamente na Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), como Chefe da Assessoria especial da Secretaria de Governo - SEGOV, na Câmara dos Deputados atuou como Chefe de Gabinete, no Centro de Liderança Pública (CLP), como Assessora responsável pelo institucional junto ao Congresso Nacional (Câmara e Senado), acompanhando Projetos de Lei e agendas de interesse da empresa, na Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), assessorando a Presidência da empresa perante órgãos públicos, como a ANEEL, Congresso Nacional, Ministérios, entre outros.

Conselheiro - Presidente: DANIEL ABRAHAM LORIA

Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda. Antes do governo, atuou como advogado no setor privado por cerca de 15 anos, onde foi sócio de grandes escritórios. É docente líder do curso de Tributação de Fusões e Aquisições no Insper, onde também fez pesquisas em matéria de imposto de renda de 2021 a 2022. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduado em Direito Tributário pela mesma instituição. Além de membro do Conselho Fiscal da Emgea, desde 2021 é membro externo do Comitê de Auditoria da GPS S.A., o maior grupo brasileiro de terceirização de serviços, com ações negociadas na B3, no segmento do Novo Mercado.


Conselheiro(a): CLÁUDIA LÚCIA PIMENTEL MARTINS DA SILVA

Graduada em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). É Mestre em Direito Tributário Internacional, pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Exerce o cargo de Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) desde 1997. Ocupou diversas funções na RFB, como Coordenadora de Tributação Internacional e Coordenadora-Geral de Tributação. Também é representante do Brasil no Grupo de Direção do Quadro Inclusivo do Projeto BEPS no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Atualmente é Subsecretária de Tributação e Contencioso da RFB.


Conselheiro(a): LAIO CORREIA MORAIS

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com experiência em Direito e Gestão Pública. Atualmente, é Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Fazenda, onde chefia todas as funções inerentes ao cargo, incluindo a coordenação de agenda, a preparação de documentação, a supervisão da assessoria direta ao Ministro e a coordenação das demandas do Ministro com o secretariado. Anteriormente, atuou como Assessor Político, onde esteve responsável pelo planejamento e organização da agenda parlamentar e auxiliou na formulação de demandas do partido. Em 2015 a 2016 atuou como Assessor direto do Prefeito de São Paulo em reuniões com o secretariado, participou da elaboração e execução das agendas externas, formulou e acompanhou atividades de gestão específicas, como o “Programa Prefeitura no Bairro”, e acompanhou a implantação de novos fluxos de gestão, incluindo a reformulação logística da distribuição de medicamentos. Além disso, atuou como interface entre o gabinete do Prefeito e setores da sociedade civil organizada. Possui proficiência intermediária em inglês e básica em espanhol. Destaca-se pela comunicação eficaz, habilidades de liderança e capacidade de trabalho em equipe, com uma sólida trajetória na administração pública e elaboração de políticas.


Conselheiro Suplente: FERNANDO JOSÉ ALVES DOS SANTOS

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com especialização em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EPGE. Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, exerce atualmente a função de Coordenador da Coordenação–Geral de Participações Societárias – COPAR/STN, unidade responsável pela orientação técnica da STN em assuntos relativos às empresas estatais federais ou a companhias em que a União detenha participação societária. Já atuou como membro do Conselho Fiscal da BB Corretora de Seguros, Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP/Petrobras, EMBRAPA, Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, Empresa de Águas e Esgoto do Ceará - CAGECE, Breitener Energética/Petrobras e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF.


Conselheiro Suplente: RODRIGO AUGUSTO VERLY DE OLIVEIRA

Graduado em Ciências Navais com habilitação em Administração, pela Escola Naval. Especialista em Direito Tributário pela Escola de Administração Fazendária. Tutor em cursos de especialização em Direito Tributário pela Escola Nacional de Administração Pública. Exerce o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) desde 2006. Atualmente é Coordenador-Geral de Tributação e Subsecretário de Tributação e Contencioso Substituto da RFB

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