ORGANOGRAMA

     


Composição

Conselheiro: RODRIGO TOLEDO CABRAL COTA

Rodrigo Toledo Cabral Cota é Graduado em Administração de Empresas pelo CCSA/CESMAC e Pós-Graduado em Relações e Negócios Internacionais pela UNISINOS. É Analista de Comércio Exterior do Ministério da Fazenda, cedido ao Ministério do Planejamento, onde ocupa o cargo de Secretário-Executivo Adjunto.


Desde 2009, assumiu diversos cargos na Administração Pública Federal: Assessor Técnico da Secretaria Executiva da CAMEX, Coordenador-Geral de Competitividade Exportadora da Secretaria de Comércio Exterior, Sub Secretário de Crédito e Garantias às Exportações e Secretário de Assuntos Internacionais Substituto na Secretaria de Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda, Assessor da Secretaria Executiva do Ministérios da Fazenda, Assessor, Diretor de Programa e finalmente Secretário-Executivo Adjunto da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.


Antes de entrar para o serviço público, atuou na inciativa privada em diversas empresas com foco em comércio exterior ou em construção civil. Foi também professor do Curso de Graduação em Comércio Exterior da UNISINOS, em São Leopoldo (RS).


Conselheiro: ROBERTO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO


Roberto Meira Barreto é Bacharel em Direito; com MBA em Governança Corporativa pela USP Universidade de São Paulo; MBA Executivo internacional – pela APG AMANA; MBA Executivo em Finanças pela Fundação Dom Cabral e MBA em formação para Altos Executivos, pela FGV Fundação Getúlio Vargas.


Executivo do Banco do Brasil, com cargos de Superintende Estadual do Distrito Federal, Ceará e de Minas Gerais; foi Diretor-Presidente da C3V Cia. & Concessões em Circulação Veicular e membro do Comitê de Auditoria da Brasil Veículos.


Presidente da COOPANABB Cooperativa Habitacional da ANABB e Presidente da Construtora e Incorporadora Dan Hebert. Superintendente Estadual do Grupo Santander Banespa e Secretário de Turismo do Governo do Estado do Ceará.


Conselheiro suplente da VALEPAR; Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste e da Brasil Veículos.


Presidente do Conselho Deliberativo da COEP; membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica de Tubarão; Presidente do Conselho de Administração da Acesita e Membro do Conselho de Administração da Câmara Internacional de Comércio do Brasil.


Membro do Conselho de Relações Econômicas Internacionais da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais); membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE-DF e Vice-presidente da CTI-NE – Comissão de Turismo Integrado do Nordeste.


Conselheiro: RONALDO AFFONSO NUNES LOPES BAPTISTA

Ronaldo Affonso Nunes Lopes Baptista é Graduado em Direito pela PUC Pontifica Universidade Católica (RJ) e com Pós Graduação em Administração Pública CIPAD/FGV.


Atualmente é Procurador Chefe da Divisão de Assuntos Estratégicos do Departamento de Gestão Corporativa da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.


Exerceu diversos cargos dentro da Administração Pública Federal: Procurador da Fazenda Nacional, Procurador Seccional da Fazenda Nacional em Pelotas (RS), Coordenador da Coordenação Geral de Assuntos Tributários na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional Brasília (DF).


Membro do Conselho Fiscal do BESCRI BESC S.A. – Crédito Imobiliário.


Conselheiro Fiscal no IRB Brasil S.A., da ABGF Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. e da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.


Conselheiro: GUSTAVO SAMPAIO DE ARROCHELA LOBO

Gustavo Sampaio de Arrochela Lobo é graduado em Economia pela UNB Universidade de Brasília, com MBA em Finanças IBMEC Brasília (DF).


Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, desde julho/16.


Atuou em diversos cargos na Administração Pública Federal: Assessor Especial do Ministro na Secretaria de Portos da Presidência da República; Diretor do Departamento da Marinha Mercante na Secretaria de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes; Gerente de Regularização de Obrigações, Gerente de Projetos e Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e Coordenador de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.


Conselheiro: DEBORA SANTILLE



Debora Santille é graduada em Administração de Empresas pela UNICID e possui Master em Gestão de Negócios Internacionais pela University of Miami (EUA) e em Governança Corporativa e Mercado de Capitais pelo BI International Educação Executiva; MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Mackenzie; e Especialização em Recuperação de Empresas pela FGV/SP, além de Especialização em Controladoria Internacional pela Integração Escola de Negócios.

É conselheira certificada pelo IBGC e Conselheira de Administração independente da EMGEA.

Atualmente relatora e membro da Comissão Internacional de Estudos Especiais em Blockchain da ISO /ABNT, membro da Banca Julgadora MIT Digital (Massachusetts Institute of Technology) para empreendimento sobre a Economia Digital (IDE), que explora como as pessoas e as empresas irão trabalhar, interagir e prosperar em uma era de profunda transformação digital, e membro do CRA-SP; exerceu posições executivas em renomadas empresas do setor privado, nas quais respondeu por operações locais e internacionais de grupos empresariais e conglomerados econômico-financeiros e participou de processos de privatizações e de concessões de exploração em operações públicas e privadas.

Atuou como Country Manager Director pela Fernbach Software S.A (2010-2013), Conselheira Independente no Banco Safra S/A e no Grupo ACCOR S/A (2004 –2011), no Grupo Mesquita S/A, atual Santos-Brasil S/A (2005-2007), no Grupo Fair CCVM S/A (2002-2004), no Grupo Saúde-Sancil S/A, atual Medial (2002), e CFO no Grupo Multirede Informática S/A (2000-2001), Treasurer Manager na Seguradora Roma S/A, atual Mapfre S/A (1997-1998), e no Planejamento e Controle Orçamentário do Grupo Excel Banco S/A (1991-1994) e no Desenvolvimento de Produtos no Banco Itaú S/A (1987-1991). Atuou também como Conselheira Independente para o GRUPO ERILINE S/A (1996-1999), consórcio ganhador da Banda B Telefonia Celular.

https://www.linkedin.com/in/dsantille


Conselheiro: RICARDO REISEN DE PINHO



Ricardo Reisen de Pinho é formado em Engenharia Mecânica, com mestrado em engenharia de produção /finanças, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em administração/ estratégia, pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP, Especialização em administração pelo Advanced Management program da Wharton School of the University Of Pennsylvania e pelo Program for Management Development da Harvard Business School.

É Conselheiro de Administração Independente da EMGEA, Vice-Chairman independente do Conselho de Administração Temporário da Oi e membro independente dos Conselhos da Light e Brado Logística e integra o Conselho Consultivo da Editora do Brasil e o Conselho Fiscal da Bradespar.

É autor, em colaboração, dos livros: “Social Partnering in Latin America: Lessons Drawn from Collaborations os Businesses and Civil Society Organizations”, Harvard University Press, 2004; “Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa, 5ª Edição”, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, 2015; “O papel do Conselho de Administração na Estratégia das Organizações”, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Série IBGC Orienta, 2017.


Conselheiro - Presidente: LEONARDO SILVEIRA DO NASCIMENTO

Leonardo Silveira do Nascimento é Bacharel em Ciências Contábeis pela UNB Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público pela UDF Centro Universitário e Mestre em Contabilidade pela UFSC Universidade Federal de Santa Catarina.


Atualmente é Coordenador Geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional.


Membro do IPSASB/IFAC International Public Sector Accounting Standards Board.


Membro técnico consultivo do Conselho Federal de Contabilidade.


Exerceu diversos cargos na Administração Pública Federal, a saber: Coordenador de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Chefe da Dívida Ativa da União na Procuradoria da Fazenda Nacional em Santa Catarina, Professor na UFSC Universidade Federal de Santa Catarina e ESAF Escola de Administração Fazendária.


Atuou como Professor na ASSESC Faculdades Integradas e UNIBAN Universidade Bandeirante de São Paulo.


Contador Júnior do Banco do Brasil.

Chefe de Auditoria Interna: MONIQUE SAUSMIKAT GUEDES

Chefe de Auditoria Interna na EMGEA e Conselheira de Administração no Instituto dos Auditores Internos do Brasil - IIA Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, com MBA no “Global MBA Business Management” do IBMEC (em curso), e com a certificação internacional “Certification in Control Self-Assessment - CCSA” fornecida pelo The Institute of Internal Auditors - The IIA.

Iniciou sua carreira na KPMG Auditores Independentes e, a partir de 2004, atuou na EMGEA como Auditora Interna (2004-2015), Gerente na “Gerência de Riscos Corporativos” da “Superintendência de Gestão de Riscos e Controles Internos” (2015-2018), e como membro suplente da “Comissão de Ética”(2016-2018).

Membro do COAUD: LUIZ CLÁUDIO LIGABUE

Luiz Cláudio Ligabue é graduado em Contabilidade pelo Centro Unificado de Brasília – CEUB; MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração Pública – FGV; MBA em Auditoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira – FIPECAFI.

Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil S.A, onde atuou como: Diretor de Controles Internos, Gerente Geral na Secretaria Executiva do Conselho Diretor, Gerente Executivo na Gerência de Assessoramento de Governança Corporativa, dentre diversos outros cargos.

Presidente do Conselho Fiscal da Empresa BB Tecnologia S.A.

Presidente do Conselho Fiscal da Empresa BB COR Participações S.A.

Membro suplente do Conselho de Administração da Empresa Mapfre SH2.

Membro Titular do Comitê de Auditoria do Grupo Segurador BB e Mapfre, abrangendo as Empresas BB Mapfre SH1 Participações S.A e Mapfre BB SH2 Participações S.A.

Participou de diversos Programas de Educação: ACI Audit  Committe Institute; Massachusetts Institute of Technology Sloan School of Managemant - Banco do Brasil Digital Business Transformation; University of Cambridge –Judge Business School/FIERGS-IEL – Program Corporate Governance for Brazilian Companies.


Membro do COAUD: GLAUBEN TEIXEIRA DE CARVALHO

Glauben Teixeira de Carvalho é graduada em Engenharia Química e em Relações Internacionais e pós-graduação, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Direito Econômico e de Empresas (MBA) e em Ciências Contábeis (MBA), bem como, pelo Fundo Monetário Internacional – FMI, em Programação Financeira.                        

Iniciou sua carreira como Vice-Diretora na Administração Regional do Comercio – SESC/RN.

Chefe de Controle de Qualidade na Empresa Guararapes Têxtil S.A.

Engenheira Química na Alpet-Alfa Produtos para Petróleo Ltda.

Na Administração Pública, trabalhou de 1994 a 2016, na Secretaria do Tesouro Nacional – STN/MF nas funções de: Analista de Finanças e Controle; Coordenadora e Gerente.

Assessora do Chefe de Gabinete no Ministério da Fazenda. 

Certificada como Conselheira de Administração e Fiscal pelo IBGC.

Conselheira Fiscal titular no Banco da Amazônia S/A - BASA.

Conselheira Fiscal no Banco do Nordeste –S/A – BNB.

Conselheira Fiscal no IRB – Brasil Resseguros S/A.

Conselheira Fiscal na Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN.

Conselheira Fiscal da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S/A - AMAZUL.


Membro do COAUD: SERGIO RICARDO MIRANDA NAZARÉ

Sérgio Ricardo Miranda Nazaré é graduado em Ciências Econômicas e Mestrado em Administração Financeira pela Universidade de Brasília – UNB; MBA Executivo em Finanças pelo IBEMEC (especialização); MBA Controller – FIPECAFI (especialização) e Doutorando em Contabilidade e Finanças.

Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil S.A, onde atuou como: Diretor de Governo e de Clientes, Gerente Executivo dentre diversos outros cargos.

Professor de Especialização e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino, como: UNB, IESB, FGV, Mackenzie e UniCeub.

Diretor Superintendente do BB Previdência.

Diretor do BrasilCap Capitalização S.A.

Membro de Comitê de Remuneração do Banco de Brasília, S.A.

Membro do Comitê de Auditoria do Banco de Brasília S.A.

Vice-Presidente do Banco de Brasília S.A.

Diretor da ABGF S.A.

Diretor da BrasilVeículos Companhia de Seguros S.A.

Diretor de Administração e Finanças do Grupo Segurador BB Mapfre S.A.

Membro e Presidente do Conselheiro de Administração da Corretora de Seguros BRB.

Conselheiro de Administração e Fiscal em algumas Companhias: BRF/Suplente (atual); Randon, Kepler Weber, Celesc, Telemar, BrasilCap, BrasilPrev, Previ, Aliança do Brasil, Corretora de Seguros BRB.

Membro do COELE: MONIQUE SAUSMIKAT GUEDES

Chefe de Auditoria Interna na EMGEA e Conselheira de Administração no Instituto dos Auditores Internos do Brasil - IIA Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, com MBA no “Global MBA Business Management” do IBMEC (em curso), e com a certificação internacional “Certification in Control Self-Assessment - CCSA” fornecida pelo The Institute of Internal Auditors - The IIA.

Iniciou sua carreira na KPMG Auditores Independentes e, a partir de 2004, atuou na EMGEA como Auditora Interna (2004-2015), Gerente na “Gerência de Riscos Corporativos” da “Superintendência de Gestão de Riscos e Controles Internos” (2015-2018), e como membro suplente da “Comissão de Ética”(2016-2018).


Membro do COELE: PAULO ALBERTO BROMBAL

Paulo Alberto Brombal é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Anhembi-Morumbi e possui MBA Executivo em Gestão por Processos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, ambas de São Paulo (SP).
Chefia o Gabinete de Apoio aos Órgãos Estatutários e Comitês da EMGEA e exerce os encargos de membro do Comitê de Elegibilidade, de Ouvidor e de Presidente da Comissão de Ética da empresa.
No Banco do Brasil S.A. exerceu os cargos de Gerente de Divisão na Diretoria de Reestruturação de Ativos Operacionais e de Gerente das Unidades Regionais de Reestruturação - URR ABC Paulista e São José dos Campos (SP) e da Unidade Regional de Cobrança - URC Santos (SP).


Membro do COELE: MANOEL LUCIVIO DE LOIOLA



FORMAÇÃO ACADÊMICA

Bacharelado em Direito: Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em 21.07.1976.

Pós Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil: Instituto Brasileiro de Direito Processual em 1989 – 380 horas/aula

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ADVOCACIA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

a - Procurador do Banco Central do Brasil, aprovado em concurso público, desde 15.12.1976, onde exerceu as seguintes funções:
19/10/84 a 06/08/90 - Chefe da COJUD, Divisão de Processos Judiciais, responsável pela defesa do Banco Central do Brasil junto à Justiça Federal, Justiça do Trabalho no DF e Tribunais Superiores.
06/08/90 a 25/11/91 - Chefe da COREC, Divisão do Contencioso Administrativo e Regimes Especiais, encarregada da análise de processos administrativos instaurados contra instituições financeiras, envolvendo as áreas de Liquidação Extrajudicial, Intervenção e Regime de Administração Especial Temporária.
25/11/91 a 28/01/92 e 11/03/96 a 19/12/96 - Assessor Jurídico Especial, designado para a atuação em juízo em processos previamente selecionados e assessoria jurídica direta ao Procurador-Geral.
28/01/92 a 11/03/96 e 19/12/96 a 24/03/97 - Subprocurador-Geral, responsável pela coordenação junto às Regionais Jurídicas para a defesa judicial do Banco Central em todo o Território Nacional e coordenador-geral das Comissões de Inquérito alusivas a Liquidação Extrajudicial, Intervenção e Administração Especial Temporária.
24/03/97 a 02/06/99 – Assessor Jurídico Especial, mediante contratação temporária, tendo em vista a sua aposentadoria, com a missão de coordenar a análise jurídica dos processos administrativos relacionados com fraude cambial; coordenar o Grupo Administrativo criado para operacionalizar, no âmbito do Banco Central, a Lei de Lavagem de Dinheiro, e estruturar a Procuradoria Criminal da Procuradoria-Geral daquela autarquia federal.
b - Consultor Jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, conforme Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República publicado no D.O.U. de 02 de junho de 1999.
c – Integrante do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil, como representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, até 22 de março de 2002.
d – Procurador-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, conforme Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República publicado no D. O.U. de 22 de março de 2002.
e – Gerente da GEPRE/COJUR/EMGEA de 12 de janeiro a 19 de julho de 2016.
f - Consultor Jurídico da EMGEA desde 19 de julho de 2016.

ADVOCACIA PARTICULAR

De janeiro de 1976 a maio de 1999 teve plena militância na Justiça local e Tribunais Superiores, nas áreas de Direito Comercial, Direito Civil, Direito de Família e Direito Administrativo.

Titular do escritório de advocacia Manoel L. Loiola & Advogados Associados, com endereço no SRTVS Quadra 701 Ed. Embassy Tower, sala 605, até 02 de junho de 1999, data em que foi nomeado Consultor Jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

SEMINÁRIOS EM QUE PROFERIU PALESTRAS

I - "COLÓQUIO BRASIL/PORTUGAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO BANCÁRIO" - Tema: “Intervenção e Liquidação da Lei nº 6.024/74 - Comissões de Inquérito”, em 24/09/96, na Universidade Federal do Rio de Janeiro-RJ;
II – “SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO”, no Banco Central da República da Argentina - Buenos Aires, em 26, 27 e 28 de maio de 1998.
III –"AS RECENTES ALTERAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL E SUAS IMPLICAÇÕES NOS BANCOS OFICIAIS", promoção da ASBACE - Associação Brasileira dos Bancos Estaduais, em 13e 14 de fevereiro de 1995, Brasília-DF.
IV – "CRIMES NO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL", patrocinado pela ADEVAL - Associação dos Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários, em 13/03/97, São Paulo-SP.
V - "SIMPÓSIO SOBRE DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS", tema: "Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional", promovido pelo Conselho de Justiça Federal, em 06/03/98, Rio de Janeiro-RJ
VI –“LAVAGEM DE DINHEIRO", IIR - Institute for International Research, em 24 e 25 de novembro de 1998 e 13 e 14 de abril de 1999, São Paulo - SP.
VII –"LAVAGEM DE DINHEIRO", Associação Brasileira de Bancos Internacionais - ABBI, em 24/02/99, São Paulo-SP.
VIII –"ESPECIALIZAÇÃO NA LUTA CONTRA A GRANDE DELINQÜÊNCIA FINANCEIRA E A LAVAGEM DE DINHEIRO", no Departamento de Polícia Federal - Academia Nacional de Polícia, em 30/03/99, Brasília - DF.
IX –"LAVAGEM DE DINHEIRO", Grupo MISSION - Desenvolvimento Profissional, em 29 e 30 de abril de 1999, São Paulo - SP.
X - “A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS AUDITORIAS”, promoção da ASBACE - Associação Brasileira dos Bancos Estaduais, em 09 de julho de 1999, Rio de Janeiro –RJ.
XI – “CRIMES FINANCEIROS”, Curso para Aperfeiçoamento dos Procuradores do Banco Central do Brasil – Abril e Setembro de 2002 – Edifício Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília –DF


Membro Suplente do COELE: LUIZ DE FRANCA PINHEIRO TORRES



FORMAÇÃO ACADÊMICA

• Graduação em Direito pela Associação de Ensino Unificado de Brasília – AEUDF (atual UNIDF). Colação de Grau em 03/1989.

• Especialização/Pós Graduação em Direito Econômico e das Empresas, promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (DF), com duração de 01 ano e meio, com término no ano de 1997.

• Extensão em Gestão de Serviços Jurídicos, promovido pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

DADOS PROFISSIONAIS

Funcionário do Banco do Brasil S/A, Sociedade de Economia Mista Federal, empossado em 13/12/1976, esteve lotado nas seguintes localidades e períodos, na função de advogado: Ajure Distrito Federal – exerceu a função de advogado no período compreendido entre 03.01.1994 a 30.06.1996; Diretoria Jurídica do Banco do Brasil - exerceu a função de Assessor Jurídico no período compreendido entre 01.07.1996 a 13.01.2005. Promovido a Consultor Jurídico na data de 14.01.2005, função que exerceu até o dia 05.02.2012, com demissão a pedido – aposentadoria INSS – ocorrida no dia 06.02.2012.

Empregado da Empresa Gestora de Ativos S/A, Empresa Pública Federal, desde 07.07.2016, na função de Gerente Executivo da Consultoria Jurídica.

CURSOS E TREINAMENTOS

• Participação como palestrante do 29º Encontro Jurídico-Trabalhista, com carga horária de 30 horas, no período de 07 a 10/06/2010.
• Participação do XIII Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, com carga horária de 25 horas, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2010.
• Curso de Atuação do Preposto no Banco do Brasil, com carga horária de 03 horas, no dia 11/01/2011.
• Curso de Atuação do Preposto no Banco do Brasil – Mod. 2 – com carga horária de 03 horas, no dia 17/01/2011.
• Curso de Administração Legal para Advogados - FGV, com carga horária de 08 horas, no período de 16/05 a 03/06/2011.
• Curso de Visão de Negócio e Planejamento Estratégico – FGV, com carga horária de 08 horas, no período de 06 a 24/06/2011.
• Curso de Gestão dos Processos – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 27/06 a 22/07/2011.
• Curso de Atuação do Preposto no Banco do Brasil – Preparação da Defesa, com carga horária de 06 horas, no dia 05/08/2011.
• Curso de Comunicação e Endomarketing – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 25/07/2011 a 19/08/2011.
• Curso de Gestão de Capital Humano – FGV, com carga horária de 24 horas, no período de 22/08 a 23/09/2011.
• Curso de Gestão do Conhecimento – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 26/09 a 21/10/2011.
• Curso de Gestão de Terceiros – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 24/10 a 18/11/2011.
• Curso de Extensão em Gestão de Serviços Jurídicos - FGV – Workshop presencial/FBB Rio de Janeiro, com carga horária de 16 horas, no período de 05/12/2011 a 09/12/2011.
• Curso de Auditoria, Compliance e Segurança – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 09.01 a 07.02.2012.
• Curso de Gestão de Serviço Jurídico – Nível Aperfeiçoamento, com carga horária de 170, no período de 05/05/2011 a 27/04/2012.
• Curso “A ARTE DE LIERAR”, com carga horária de 08 horas, no período de 31/10/2014.
• Curso Gestão de Recursos e Processos – FDC, com carga horária de 12 horas, no período de 25/09 a 26/09/2013.
• Curso Gestão de pessoas – FDC, com carga horária de 16 horas, no período de 02/10 a 03/10/2013.
• Curso Gestão e Apuração da Ética Pública – Comissão de Ética Pública da Presidência da República, com carga horária de 24 horas, no período de 06 a 08/08/2014.
• Curso Gestão de Projetos – FDC, com carga horária de 16 horas, no período de 04 a 05/11/2014.
• Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista - Gestão de Projetos – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, com carga horária de 16 horas, no período de 07 a 08/05/2015.
• Curso Gestão de Risco e Controle Interno no Setor Publico – Lex Editora – Cursos Jurídicos, com carga horária de 16 horas, no período de 17 a 18/12/2014.
• Participação do 2º Seminário Ética, Integridade e Transparência – EMGEA - com carga horária de 04 horas, no período de 19/04/2018.


Membro Suplente do COELE: RENATA BARROS DE ALMEIDA

Auditora Interna na EMGEA.

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, com registro no Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC-DF).

Entre 2014 e 2015, atuou na Ernest & Young Auditores Independentes e na empresa Mega Contábil Ltda.


Membro Suplente do COELE: MIRIAM ASMAR DAS NEVES

Superintendente Executiva de Gestão de Riscos e Controles Internos na EMGEA.

Graduada em Direito e em Ciências Econômicas, com Mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

MBA em Auditoria pela Universidade de São Paulo (USP).

Especialização em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Especialização em Análise e Auditoria Contábil, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Especialização em Educação à Distância, pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil, onde trabalhou por mais de 30 anos e exerceu funções na rede de agências, na Auditoria Interna e na Diretoria de Gestão da Segurança.

No período de 2012 a 2014 foi Coordenadora-Geral de Análise Estratégica no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Foi, também, professora no curso de Ciências Econômicas, na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Ouvidor: PAULO ALBERTO BROMBAL

Paulo Alberto Brombal é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Anhembi-Morumbi e possui MBA Executivo em Gestão por Processos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, ambas de São Paulo (SP).
Chefia o Gabinete de Apoio aos Órgãos Estatutários e Comitês da EMGEA e exerce os encargos de membro do Comitê de Elegibilidade, de Ouvidor e de Presidente da Comissão de Ética da empresa.
No Banco do Brasil S.A. exerceu os cargos de Gerente de Divisão na Diretoria de Reestruturação de Ativos Operacionais e de Gerente das Unidades Regionais de Reestruturação - URR ABC Paulista e São José dos Campos (SP) e da Unidade Regional de Cobrança - URC Santos (SP).

Diretor-Presidente: ROBERTO MEIRA DE ALMEIDA BARRETO


Roberto Meira Barreto é Bacharel em Direito; com MBA em Governança Corporativa pela USP Universidade de São Paulo; MBA Executivo internacional – pela APG AMANA; MBA Executivo em Finanças pela Fundação Dom Cabral e MBA em formação para Altos Executivos, pela FGV Fundação Getúlio Vargas.


Executivo do Banco do Brasil, com cargos de Superintende Estadual do Distrito Federal, Ceará e de Minas Gerais; foi Diretor-Presidente da C3V Cia. & Concessões em Circulação Veicular e membro do Comitê de Auditoria da Brasil Veículos.


Presidente da COOPANABB Cooperativa Habitacional da ANABB e Presidente da Construtora e Incorporadora Dan Hebert. Superintendente Estadual do Grupo Santander Banespa e Secretário de Turismo do Governo do Estado do Ceará.


Conselheiro suplente da VALEPAR; Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste e da Brasil Veículos.


Presidente do Conselho Deliberativo da COEP; membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica de Tubarão; Presidente do Conselho de Administração da Acesita e Membro do Conselho de Administração da Câmara Internacional de Comércio do Brasil.


Membro do Conselho de Relações Econômicas Internacionais da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais); membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE-DF e Vice-presidente da CTI-NE – Comissão de Turismo Integrado do Nordeste.


Diretor-Executivo: DANIELE LUNETTA


Daniele Lunetta é Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista; com Pós-Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Finanças na Universidade São Francisco; com Extensão Universitária em Administração de Marketing, Mercado de Capitais e Financeiro e Administração Estratégica do Risco de Crédito pela Fundação Getúlio Vargas.


Assessor Técnico do Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Campinas.


Diretor de Fomento da Desenvolve SP.


A partir 1976, quando tomou posse como estagiário na Caixa Econômica do Estado de São Paulo , assumiu inúmeros cargos na organização: Diretor de Rede e Distribuição do Banco Nossa Caixa S.A.; Diretor da Nossa Caixa S.A. – Administradora de Cartões de Crédito; Gerente do Departamento de Negócios com Varejo; Diretor Estratégico de Segmento de mercado – Crédito a Pessoas Físicas.


Membro efetivo do Conselho Fiscal da Nossa Caixa Mapfre.


Diretor Presidente da Nossa Caixa Capitalização S.A.


Diretor-Executivo: Vago


Diretor-Executivo: DANIEL RODRIGUES ALVES


Daniel Rodrigues Alves é Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal– AEUDF(DF), com extensão universitária em Direito Internacional pela Fundação Getúlio Vargas(RJ), e em Mercado de Capitais, inclusive no exterior(Chicago e Nova York).

Consultor Jurídico da Empresa Gestora de Ativos– EMGEA.

Administrador da empresa Rodrigues Alves & Villas Boas Cueva Advogados.

Diretor - Executivo da BSB Administradora e Corretora de Seguros S.A.

Diretor Jurídico e de Logística do Banco Nossa CAIXA S.A.

No Ministério da Fazenda ocupou os cargos de Procurador Judicial, Coordenador de Assuntos Financeiros e Tributários, Coordenador - Geral de Assuntos Financeiros, Procurador - Geral Adjunto da Fazenda Nacional, Secretário Executivo Adjunto e de Procurador - Geral da Fazenda Nacional, em exercício.

De 1975 a 1994, exerceu os cargos de Procurador, e foi titular nas seguintes funções: Chefe de diversas Divisões Jurídicas na Procuradoria - Geral em Assuntos de Câmbio, Capital Estrangeiro, Pessoal, Patrimônio, Crédito Rural, Crédito Industrial, Mercado Financeiro, Mercado de Capitais e Contencioso Administrativo;

Procurador-Geral Adjunto e Procurador - Geral no Banco Central do Brasil.

Conselheiro de Administração do Banco do Estado do Amazonas S/A e da Empresa Gestora de Ativos– EMGEA.

Conselheiro Fiscal da Petrobrás Internacional S/A, BR - Petrobrás Distribuidora S/A e da Associação dos Bancos Estaduais– ASBACE.

Presidente da NOSSA CAIXA Capitalização S.A.

Diretor da Nossa CAIXA Cartões S.A.

Atuou no Gabinete Civil da Presidência da República.

Trabalhou em agência pelo Banco do Brasil até 1970.


Diretor-Executivo: ANTONIO LUIZ BRONZEADO

Antônio Luiz Bronzeado é Bacharel em Administração de Empresas pela UNB Universidade de Brasília e em Direito pelo UNICEUB (DF), com especialização em Administração Financeira pela Escola Brasileira de Administração Pública da FGV Fundação Getúlio Vargas.


Com Pós-graduação no Programa Avançado de Desenvolvimento de Dirigentes PDD/PAEX pela Fundação Dom Cabral, “Public Service Management Program”, pela “Swedish Institute of Management”, de Estocolmo-Suécia, e “Theory and Operation of a Modern National Economy”, pelo Instituto Minerva e o “Institute of Brazilian Issues of the George Washington University, de Washington-USA.


Iniciou sua carreira na Administração Pública, em 1979, no TCU Tribunal de Contas da União. Analista Financeiro na SIDERBRÁS Siderurgia Brasileira S.A.


Na Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Ministério da Fazenda, ocupou os cargos: Assessor, Chefe de Serviço, Chefe de Divisão, Coordenador e Coordenador Geral.


Conselheiro Fiscal da CHESF Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e da PETROMISA Petrobrás Mineração S.A.


Membro do Conselho de Administração da TELPA Telecomunicações da Paraíba.


Membro do Conselho Curador do FCVS Fundo de Compensação das Variações Salariais e Comissão Brasil do Banco Mundial.


Agraciado, em 13.11.97, pelo Comandante do 7º Distrito Naval com o Diploma e Condecoração “Amigo da Marinha”, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil.


Agraciado, em 05.09.96, pelo Ministro de Estado da Fazenda e pelo Secretário do Tesouro Nacional com o Diploma de Honra ao Mérito, “como reconhecimento de seu profícuo trabalho em prol da criação e consolidação da Secretaria do Tesouro Nacional”.

Diretor-Executivo: DANIELE LUNETTA


Daniele Lunetta é Graduado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista; com Pós-Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Finanças na Universidade São Francisco; com Extensão Universitária em Administração de Marketing, Mercado de Capitais e Financeiro e Administração Estratégica do Risco de Crédito pela Fundação Getúlio Vargas.


Assessor Técnico do Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Campinas.


Diretor de Fomento da Desenvolve SP.


A partir 1976, quando tomou posse como estagiário na Caixa Econômica do Estado de São Paulo , assumiu inúmeros cargos na organização: Diretor de Rede e Distribuição do Banco Nossa Caixa S.A.; Diretor da Nossa Caixa S.A. – Administradora de Cartões de Crédito; Gerente do Departamento de Negócios com Varejo; Diretor Estratégico de Segmento de mercado – Crédito a Pessoas Físicas.


Membro efetivo do Conselho Fiscal da Nossa Caixa Mapfre.


Diretor Presidente da Nossa Caixa Capitalização S.A.

Diretor-Executivo: DANIEL RODRIGUES ALVES


Daniel Rodrigues Alves é Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal– AEUDF(DF), com extensão universitária em Direito Internacional pela Fundação Getúlio Vargas(RJ), e em Mercado de Capitais, inclusive no exterior(Chicago e Nova York).

Consultor Jurídico da Empresa Gestora de Ativos– EMGEA.

Administrador da empresa Rodrigues Alves & Villas Boas Cueva Advogados.

Diretor - Executivo da BSB Administradora e Corretora de Seguros S.A.

Diretor Jurídico e de Logística do Banco Nossa CAIXA S.A.

No Ministério da Fazenda ocupou os cargos de Procurador Judicial, Coordenador de Assuntos Financeiros e Tributários, Coordenador - Geral de Assuntos Financeiros, Procurador - Geral Adjunto da Fazenda Nacional, Secretário Executivo Adjunto e de Procurador - Geral da Fazenda Nacional, em exercício.

De 1975 a 1994, exerceu os cargos de Procurador, e foi titular nas seguintes funções: Chefe de diversas Divisões Jurídicas na Procuradoria - Geral em Assuntos de Câmbio, Capital Estrangeiro, Pessoal, Patrimônio, Crédito Rural, Crédito Industrial, Mercado Financeiro, Mercado de Capitais e Contencioso Administrativo;

Procurador-Geral Adjunto e Procurador - Geral no Banco Central do Brasil.

Conselheiro de Administração do Banco do Estado do Amazonas S/A e da Empresa Gestora de Ativos– EMGEA.

Conselheiro Fiscal da Petrobrás Internacional S/A, BR - Petrobrás Distribuidora S/A e da Associação dos Bancos Estaduais– ASBACE.

Presidente da NOSSA CAIXA Capitalização S.A.

Diretor da Nossa CAIXA Cartões S.A.

Atuou no Gabinete Civil da Presidência da República.

Trabalhou em agência pelo Banco do Brasil até 1970.

Diretor-Executivo: ANTONIO LUIZ BRONZEADO

Antônio Luiz Bronzeado é Bacharel em Administração de Empresas pela UNB Universidade de Brasília e em Direito pelo UNICEUB (DF), com especialização em Administração Financeira pela Escola Brasileira de Administração Pública da FGV Fundação Getúlio Vargas.


Com Pós-graduação no Programa Avançado de Desenvolvimento de Dirigentes PDD/PAEX pela Fundação Dom Cabral, “Public Service Management Program”, pela “Swedish Institute of Management”, de Estocolmo-Suécia, e “Theory and Operation of a Modern National Economy”, pelo Instituto Minerva e o “Institute of Brazilian Issues of the George Washington University, de Washington-USA.


Iniciou sua carreira na Administração Pública, em 1979, no TCU Tribunal de Contas da União. Analista Financeiro na SIDERBRÁS Siderurgia Brasileira S.A.


Na Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Ministério da Fazenda, ocupou os cargos: Assessor, Chefe de Serviço, Chefe de Divisão, Coordenador e Coordenador Geral.


Conselheiro Fiscal da CHESF Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e da PETROMISA Petrobrás Mineração S.A.


Membro do Conselho de Administração da TELPA Telecomunicações da Paraíba.


Membro do Conselho Curador do FCVS Fundo de Compensação das Variações Salariais e Comissão Brasil do Banco Mundial.


Agraciado, em 13.11.97, pelo Comandante do 7º Distrito Naval com o Diploma e Condecoração “Amigo da Marinha”, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil.


Agraciado, em 05.09.96, pelo Ministro de Estado da Fazenda e pelo Secretário do Tesouro Nacional com o Diploma de Honra ao Mérito, “como reconhecimento de seu profícuo trabalho em prol da criação e consolidação da Secretaria do Tesouro Nacional”.

Chefe da Consultoria Jurídica: MANOEL LUCIVIO DE LOIOLA



FORMAÇÃO ACADÊMICA

Bacharelado em Direito: Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em 21.07.1976.

Pós Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil: Instituto Brasileiro de Direito Processual em 1989 – 380 horas/aula

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ADVOCACIA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

a - Procurador do Banco Central do Brasil, aprovado em concurso público, desde 15.12.1976, onde exerceu as seguintes funções:
19/10/84 a 06/08/90 - Chefe da COJUD, Divisão de Processos Judiciais, responsável pela defesa do Banco Central do Brasil junto à Justiça Federal, Justiça do Trabalho no DF e Tribunais Superiores.
06/08/90 a 25/11/91 - Chefe da COREC, Divisão do Contencioso Administrativo e Regimes Especiais, encarregada da análise de processos administrativos instaurados contra instituições financeiras, envolvendo as áreas de Liquidação Extrajudicial, Intervenção e Regime de Administração Especial Temporária.
25/11/91 a 28/01/92 e 11/03/96 a 19/12/96 - Assessor Jurídico Especial, designado para a atuação em juízo em processos previamente selecionados e assessoria jurídica direta ao Procurador-Geral.
28/01/92 a 11/03/96 e 19/12/96 a 24/03/97 - Subprocurador-Geral, responsável pela coordenação junto às Regionais Jurídicas para a defesa judicial do Banco Central em todo o Território Nacional e coordenador-geral das Comissões de Inquérito alusivas a Liquidação Extrajudicial, Intervenção e Administração Especial Temporária.
24/03/97 a 02/06/99 – Assessor Jurídico Especial, mediante contratação temporária, tendo em vista a sua aposentadoria, com a missão de coordenar a análise jurídica dos processos administrativos relacionados com fraude cambial; coordenar o Grupo Administrativo criado para operacionalizar, no âmbito do Banco Central, a Lei de Lavagem de Dinheiro, e estruturar a Procuradoria Criminal da Procuradoria-Geral daquela autarquia federal.
b - Consultor Jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, conforme Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República publicado no D.O.U. de 02 de junho de 1999.
c – Integrante do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil, como representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, até 22 de março de 2002.
d – Procurador-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, conforme Decreto do Exmo. Sr. Presidente da República publicado no D. O.U. de 22 de março de 2002.
e – Gerente da GEPRE/COJUR/EMGEA de 12 de janeiro a 19 de julho de 2016.
f - Consultor Jurídico da EMGEA desde 19 de julho de 2016.

ADVOCACIA PARTICULAR

De janeiro de 1976 a maio de 1999 teve plena militância na Justiça local e Tribunais Superiores, nas áreas de Direito Comercial, Direito Civil, Direito de Família e Direito Administrativo.

Titular do escritório de advocacia Manoel L. Loiola & Advogados Associados, com endereço no SRTVS Quadra 701 Ed. Embassy Tower, sala 605, até 02 de junho de 1999, data em que foi nomeado Consultor Jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

SEMINÁRIOS EM QUE PROFERIU PALESTRAS

I - "COLÓQUIO BRASIL/PORTUGAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO E DIREITO BANCÁRIO" - Tema: “Intervenção e Liquidação da Lei nº 6.024/74 - Comissões de Inquérito”, em 24/09/96, na Universidade Federal do Rio de Janeiro-RJ;
II – “SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO”, no Banco Central da República da Argentina - Buenos Aires, em 26, 27 e 28 de maio de 1998.
III –"AS RECENTES ALTERAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL E SUAS IMPLICAÇÕES NOS BANCOS OFICIAIS", promoção da ASBACE - Associação Brasileira dos Bancos Estaduais, em 13e 14 de fevereiro de 1995, Brasília-DF.
IV – "CRIMES NO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL", patrocinado pela ADEVAL - Associação dos Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários, em 13/03/97, São Paulo-SP.
V - "SIMPÓSIO SOBRE DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS", tema: "Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional", promovido pelo Conselho de Justiça Federal, em 06/03/98, Rio de Janeiro-RJ
VI –“LAVAGEM DE DINHEIRO", IIR - Institute for International Research, em 24 e 25 de novembro de 1998 e 13 e 14 de abril de 1999, São Paulo - SP.
VII –"LAVAGEM DE DINHEIRO", Associação Brasileira de Bancos Internacionais - ABBI, em 24/02/99, São Paulo-SP.
VIII –"ESPECIALIZAÇÃO NA LUTA CONTRA A GRANDE DELINQÜÊNCIA FINANCEIRA E A LAVAGEM DE DINHEIRO", no Departamento de Polícia Federal - Academia Nacional de Polícia, em 30/03/99, Brasília - DF.
IX –"LAVAGEM DE DINHEIRO", Grupo MISSION - Desenvolvimento Profissional, em 29 e 30 de abril de 1999, São Paulo - SP.
X - “A NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS AUDITORIAS”, promoção da ASBACE - Associação Brasileira dos Bancos Estaduais, em 09 de julho de 1999, Rio de Janeiro –RJ.
XI – “CRIMES FINANCEIROS”, Curso para Aperfeiçoamento dos Procuradores do Banco Central do Brasil – Abril e Setembro de 2002 – Edifício Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília –DF

Assessor Especial da Presidência: FERNANDA MARIA GOMES BEZERRA DE MENEZES

Chefe de Gabinete da Presidência: PAULO ALBERTO BROMBAL

Paulo Alberto Brombal é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Anhembi-Morumbi e possui MBA Executivo em Gestão por Processos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, ambas de São Paulo (SP).
Chefia o Gabinete de Apoio aos Órgãos Estatutários e Comitês da EMGEA e exerce os encargos de membro do Comitê de Elegibilidade, de Ouvidor e de Presidente da Comissão de Ética da empresa.
No Banco do Brasil S.A. exerceu os cargos de Gerente de Divisão na Diretoria de Reestruturação de Ativos Operacionais e de Gerente das Unidades Regionais de Reestruturação - URR ABC Paulista e São José dos Campos (SP) e da Unidade Regional de Cobrança - URC Santos (SP).

Conselheiro: VITOR JUNQUEIRA VAZ


Vitor Junqueira Vaz é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e Pós-Graduado em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás.

É Coordenador-Geral de Contratação Pública da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Desde 2008 exerceu diversos cargos na Administração Pública Federal: Coordenador Jurídico de Licitações e Contratos da Coordenação-Geral Jurídica da PGFN; Chefe de Divisão na Coordenação Jurídica de Licitações e Contratos da Coordenação-Geral Jurídica da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; Procurador da Fazenda Nacional na CCP/PGFN e Defensor Público Federal.

Entre 2007/08 atuou na advocacia privada.

Conselheiro Fiscal da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA, desde 2017.


Conselheiro: MAIRA SOUZA GOMES

Maíra Souza Gomes é Bacharela em Ciências Jurídicas pela Universidade do Rio de Janeiro, Com Pós-Graduação em Direito Público da Faculdade de Direito na UNB Universidade de Brasília e da Escola da Advocacia-Geral da União.


É Procuradora-Geral Adjunta de Consultoria Fiscal e Financeira Substituta e, ainda, Coordenadora-Geral de Assuntos Financeiros da Coordenação-Geral de Assuntos Financeiros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.


Exerceu diversos cargos na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional: Coordenadora de Assuntos Financeiros da Coordenação Geral de Assuntos Financeiros; Assistente na Coordenação-Geral de Assuntos Financeiros; Procuradora da Fazenda Nacional na Coordenação de Assuntos Financeiros, Procuradora lotada na Procuradoria da Fazenda Nacional em Guarulhos; Procuradora Federal lotada no INSS Instituto Nacional do Seguro Social de Duque de Caxias (RJ).


Coordenadora da Coordenadoria de Contencioso – País do IRB Brasil Resseguros S.A.


Advogada concursada da Coordenadoria de Contencioso – País do IRB Brasil Resseguros S.A.


Conselheira Fiscal titular da Caixa Econômica Federal.


Conselheiro Suplente: FABIANO DE FIGUEIREDO ARAUJO

Fabiano de Figueiredo Araújo é Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialista em direito processual pela Universidade da Amazônia, Especialista em Administração Pública pela FGV Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília.


É Procurador da Fazenda Nacional.


Exerceu diversos cargos na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional: Coordenador Jurídico de Licitações e Contratos; Coordenador-Geral Jurídico Substituto; Chefe da Divisão de Licitações e Contratos; Coordenador-Geral de Administração Substituto e Coordenador de Assuntos Financeiros.


Atuou também no INSS Instituto Nacional de Seguro Social e na JFPB Justiça Federal na Paraíba.


Conselheiro Suplente: HELIO SARAIVA FRANCA

Hélio Saraiva Franca é Bacharel em Direito pela UERJ Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Pós-Graduado em Direito Econômico e das Empresas pela FGV Fundação Getúlio Vargas.


É Procurador da Fazenda Nacional e Coordenador Jurídico de Ética e Disciplina da PGFN


Professor titular na FIPLAC Faculdades Integradas do Planalto Central.


Chefe de Seção do Serviço de Justiça/Assessoria Jurídica do Comando da 11ª Região Militar (DF).


Suplente do Conselho Fiscal do IRB Instituto Resseguros Brasil.


Conselheiro Fiscal do BESC Banco do Estado de Santa Catarina.


Representante do Tesouro Nacional no Conselho Fiscal da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.


Coordenador-Geral Disciplinar da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.


Corregedor Auxiliar da Corregedoria-Geral da Advocacia da União.


Conselheiro - Presidente: HELDER CALADO DE ARAÚJO

Helder Calado de Araújo é graduado em Administração pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (PE) e Pós-graduado em Gestão Pública pela Escola de Magistratura de Pernambuco (PE).


Auditor Federal de Finanças e Controle, da Secretaria do Tesouro Nacional, lotado na Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda do DF.


A partir de 2010 exerceu diversos cargos na Administração Pública Federal: Superintendente de Administração, Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas, Gerente de Orçamento e Finanças.


Conselheiro Fiscal da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA, desde 2016.

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