ORGANOGRAMA


Composição

Conselheiro - Presidente: LEONARDO SILVEIRA DO NASCIMENTO

Leonardo Silveira do Nascimento é graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público, pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF); e Mestre em Contabilidade, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Membro do International Public Sector Accounting Standards Board/International Federation of Accountants (IPSASB/IFAC) e membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (GA/NBC T SP)/Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Economia, ocupou diversos cargos na Administração Pública Federal, dentre eles, Coordenador de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; membro e presidente do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal; Chefe da Dívida Ativa da União, na Procuradoria da Fazenda Nacional em Santa Catarina; professor na Escola de Administração Fazendária (ESAF) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atualmente é Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN).


Conselheiro: BRUNO BIANCO LEAL

Bruno Bianco Leal é graduado em Direito, pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM); especialista em Direito Público e pós-graduado em Direito Processual Civil, pelas Escolas da Advocacia-Geral da União e Superior da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo; e Mestre em Direito, pela Universidade de Marília (UNIMAR).

Procurador Federal na Advocacia-Geral da União (AGU), já foi Procurador da Fazenda Nacional; Procurador-Chefe da Procuradoria Seccional da PFE/INSS em Marília (SP); Procurador Regional da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (PFE-INSS); Coordenador-Geral de Matéria de Benefícios da PFE-INSS/Brasília; e Assessor Especial na Casa Civil.

Atualmente é Secretário Especial Adjunto na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia.


Conselheiro: FRANCISCO EDUARDO DE HOLANDA BESSA

Francisco Eduardo de Holanda Bessa é graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Controladoria, pela Universidade Federal do Ceará.

Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde exerceu, os cargos de Coordenador-Geral de Auditoria de Recursos Externos e de Secretário Federal de Controle Interno. Atuou como Assessor Especial na Casa Civil e como Assessor Especial de Controle Interno no Ministério da Educação. Foi funcionário do Banco do Nordeste do Brasil S.A., onde ocupou cargos de gerente de agência e de Superintendente Financeiro.

É certificado (Certified Government Auditing Professional - CGAP), pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA).

Atualmente é Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia.


Conselheiro: GUSTAVO SAMPAIO DE ARROCHELA LOBO

Gustavo Sampaio de Arrochela Lobo é graduado em Economia, pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Finanças, pelo IBMEC Brasília.

Ocupou diversos cargos na administração pública federal, dentre eles, Assessor na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda; Assessor Especial do Ministro, na Secretaria de Portos da Presidência da República; Diretor do Departamento da Marinha Mercante, na Secretaria de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes; Gerente de Regularização de Obrigações, Gerente de Projetos e Analista de Finanças e Controle, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao, à época, Ministério da Fazenda; Coordenador de Políticas Regulatórias na Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; membro suplente do Conselho Fiscal do Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Atualmente é Diretor de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Economia.


Conselheiro: LISANDRO COGO BECK

Lisandro Cogo Beck é graduado em Ciências Econômicas, pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e pós-graduado em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Possui Certificação como Professional Public Coach Certification - PPCC, pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e Certificação ISO 31000 Risk Management Professional.

Exerceu diversos cargos na Administração Pública Federal, dentre eles, Coordenador-Geral da Cooperação Técnica Internacional, no Ministério do Meio Ambiente; Assessor do Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Coordenador-Geral de Planejamento e Modernização Institucional, na Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) do, à época, Ministério da Fazenda.

Atualmente é Assessor na Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) do Ministério da Infraestrutura.


Conselheiro: PEDRO PAULO ALVES DE BRITO

Pedro Paulo Alves de Brito, membro independente, é graduado em Engenharia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Estratégia e Finanças, pela Universidade de Rochester (Estados Unidos).

Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de gestão e controle financeiro, planejamento estratégico, projetos, gestão de despesas, compliance e riscos operacionais, notadamente no setor bancário e em consultoria. Trabalhou nos bancos Santander/Real e Nacional/Unibanco; no Grupo O Estado de São Paulo e na consultoria Booz Allen & Hamilton.


Conselheiro: ROGERIO RODRIGUES BIMBI

Rogerio Rodrigues Bimbi, membro independente, é graduado em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Gestão Empresarial, pelo IBMEC Rio de Janeiro.

Possui mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado em instituições financeiras, nas áreas de gestão de crédito e cobrança e gestão de recursos. Foi membro independente do Conselho de Administração da Liq Participações e do Comitê de Auditoria do Banco Pan.

Atualmente é também membro independente no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal (CAIXA).

Chefe de Auditoria Interna: MONIQUE SAUSMIKAT GUEDES DE OLIVEIRA

Chefe de Auditoria Interna na EMGEA e Conselheira de Administração no Instituto dos Auditores Internos do Brasil - IIA Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, com MBA no “Global MBA Business Management” do IBMEC (em curso), e com a certificação internacional “Certification in Control Self-Assessment - CCSA” fornecida pelo The Institute of Internal Auditors - The IIA.

Iniciou sua carreira na KPMG Auditores Independentes e, a partir de 2004, atuou na EMGEA como Auditora Interna (2004-2015), Gerente na “Gerência de Riscos Corporativos” da “Superintendência de Gestão de Riscos e Controles Internos” (2015-2018), e como membro suplente da “Comissão de Ética”(2016-2018).

Membro do COAUD: GLAUBEN TEIXEIRA DE CARVALHO

Glauben Teixeira de Carvalho é graduada em Engenharia Química e em Relações Internacionais e pós-graduação, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Direito Econômico e de Empresas (MBA) e em Ciências Contábeis (MBA), bem como, pelo Fundo Monetário Internacional – FMI, em Programação Financeira.                        

Iniciou sua carreira como Vice-Diretora na Administração Regional do Comercio – SESC/RN.

Chefe de Controle de Qualidade na Empresa Guararapes Têxtil S.A.

Engenheira Química na Alpet-Alfa Produtos para Petróleo Ltda.

Na Administração Pública, trabalhou de 1994 a 2016, na Secretaria do Tesouro Nacional – STN/MF nas funções de: Analista de Finanças e Controle; Coordenadora e Gerente.

Assessora do Chefe de Gabinete no Ministério da Fazenda. 

Certificada como Conselheira de Administração e Fiscal pelo IBGC.

Conselheira Fiscal titular no Banco da Amazônia S/A - BASA.

Conselheira Fiscal no Banco do Nordeste –S/A – BNB.

Conselheira Fiscal no IRB – Brasil Resseguros S/A.

Conselheira Fiscal na Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN.

Conselheira Fiscal da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S/A - AMAZUL.


Membro do COAUD: LUIZ CLÁUDIO LIGABUE

Luiz Cláudio Ligabue é graduado em Contabilidade pelo Centro Unificado de Brasília – CEUB; MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração Pública – FGV; MBA em Auditoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira – FIPECAFI.

Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil S.A, onde atuou como: Diretor de Controles Internos, Gerente Geral na Secretaria Executiva do Conselho Diretor, Gerente Executivo na Gerência de Assessoramento de Governança Corporativa, dentre diversos outros cargos.

Presidente do Conselho Fiscal da Empresa BB Tecnologia S.A.

Presidente do Conselho Fiscal da Empresa BB COR Participações S.A.

Membro suplente do Conselho de Administração da Empresa Mapfre SH2.

Membro Titular do Comitê de Auditoria do Grupo Segurador BB e Mapfre, abrangendo as Empresas BB Mapfre SH1 Participações S.A e Mapfre BB SH2 Participações S.A.

Participou de diversos Programas de Educação: ACI Audit  Committe Institute; Massachusetts Institute of Technology Sloan School of Managemant - Banco do Brasil Digital Business Transformation; University of Cambridge –Judge Business School/FIERGS-IEL – Program Corporate Governance for Brazilian Companies.


Membro do COAUD: SERGIO RICARDO MIRANDA NAZARÉ

Sérgio Ricardo Miranda Nazaré é graduado em Ciências Econômicas e Mestrado em Administração Financeira pela Universidade de Brasília – UNB; MBA Executivo em Finanças pelo IBEMEC (especialização); MBA Controller – FIPECAFI (especialização) e Doutorando em Contabilidade e Finanças.

Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil S.A, onde atuou como: Diretor de Governo e de Clientes, Gerente Executivo dentre diversos outros cargos.

Professor de Especialização e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino, como: UNB, IESB, FGV, Mackenzie e UniCeub.

Diretor Superintendente do BB Previdência.

Diretor do BrasilCap Capitalização S.A.

Membro de Comitê de Remuneração do Banco de Brasília, S.A.

Membro do Comitê de Auditoria do Banco de Brasília S.A.

Vice-Presidente do Banco de Brasília S.A.

Diretor da ABGF S.A.

Diretor da BrasilVeículos Companhia de Seguros S.A.

Diretor de Administração e Finanças do Grupo Segurador BB Mapfre S.A.

Membro e Presidente do Conselheiro de Administração da Corretora de Seguros BRB.

Conselheiro de Administração e Fiscal em algumas Companhias: BRF/Suplente (atual); Randon, Kepler Weber, Celesc, Telemar, BrasilCap, BrasilPrev, Previ, Aliança do Brasil, Corretora de Seguros BRB.

Membro do COELE: FERNANDA MARIA GOMES BEZERRA DE MENEZES

Fernanda Bezerra de Menezes é graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica pelo UNICEUB, possui especialização em Administração Pública pela FGV e MBA Altos Executivos, Media Trainning e Governança Corporativa pela USP, São Paulo. Cursou “bank managment for superior results”, nas universidades de Austin, Texas e De Paul, em Chicago, além do Programa de Gestão Avançada – APG Amana Key, Amana Key Desenvolvimento e Educação.

Exerceu os cargos de diretora na Fundação Banco do Brasil, gerente executiva e gerente de Divisão em diversas áreas do Banco do Brasil, por 31 anos.

Foi coordenadora geral de convênios e prestação de contas no Ministério da Pesca e Aquicultura.

Atuou na EMGEA como gerente das áreas de licitação e contratos e controle de operações com pessoas jurídicas.

Atualmente coordena a assessoria de estratégia, organização e comunicação da empresa.


Membro Suplente do COELE: LUIZ DE FRANCA PINHEIRO TORRES



FORMAÇÃO ACADÊMICA

• Graduação em Direito pela Associação de Ensino Unificado de Brasília – AEUDF (atual UNIDF). Colação de Grau em 03/1989.

• Especialização/Pós Graduação em Direito Econômico e das Empresas, promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (DF), com duração de 01 ano e meio, com término no ano de 1997.

• Extensão em Gestão de Serviços Jurídicos, promovido pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

DADOS PROFISSIONAIS

Funcionário do Banco do Brasil S/A, Sociedade de Economia Mista Federal, empossado em 13/12/1976, esteve lotado nas seguintes localidades e períodos, na função de advogado: Ajure Distrito Federal – exerceu a função de advogado no período compreendido entre 03.01.1994 a 30.06.1996; Diretoria Jurídica do Banco do Brasil - exerceu a função de Assessor Jurídico no período compreendido entre 01.07.1996 a 13.01.2005. Promovido a Consultor Jurídico na data de 14.01.2005, função que exerceu até o dia 05.02.2012, com demissão a pedido – aposentadoria INSS – ocorrida no dia 06.02.2012.

Empregado da Empresa Gestora de Ativos S/A, Empresa Pública Federal, desde 07.07.2016, na função de Gerente Executivo da Consultoria Jurídica.

CURSOS E TREINAMENTOS

• Participação como palestrante do 29º Encontro Jurídico-Trabalhista, com carga horária de 30 horas, no período de 07 a 10/06/2010.
• Participação do XIII Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, com carga horária de 25 horas, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2010.
• Curso de Atuação do Preposto no Banco do Brasil, com carga horária de 03 horas, no dia 11/01/2011.
• Curso de Atuação do Preposto no Banco do Brasil – Mod. 2 – com carga horária de 03 horas, no dia 17/01/2011.
• Curso de Administração Legal para Advogados - FGV, com carga horária de 08 horas, no período de 16/05 a 03/06/2011.
• Curso de Visão de Negócio e Planejamento Estratégico – FGV, com carga horária de 08 horas, no período de 06 a 24/06/2011.
• Curso de Gestão dos Processos – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 27/06 a 22/07/2011.
• Curso de Atuação do Preposto no Banco do Brasil – Preparação da Defesa, com carga horária de 06 horas, no dia 05/08/2011.
• Curso de Comunicação e Endomarketing – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 25/07/2011 a 19/08/2011.
• Curso de Gestão de Capital Humano – FGV, com carga horária de 24 horas, no período de 22/08 a 23/09/2011.
• Curso de Gestão do Conhecimento – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 26/09 a 21/10/2011.
• Curso de Gestão de Terceiros – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 24/10 a 18/11/2011.
• Curso de Extensão em Gestão de Serviços Jurídicos - FGV – Workshop presencial/FBB Rio de Janeiro, com carga horária de 16 horas, no período de 05/12/2011 a 09/12/2011.
• Curso de Auditoria, Compliance e Segurança – FGV, com carga horária de 16 horas, no período de 09.01 a 07.02.2012.
• Curso de Gestão de Serviço Jurídico – Nível Aperfeiçoamento, com carga horária de 170, no período de 05/05/2011 a 27/04/2012.
• Curso “A ARTE DE LIERAR”, com carga horária de 08 horas, no período de 31/10/2014.
• Curso Gestão de Recursos e Processos – FDC, com carga horária de 12 horas, no período de 25/09 a 26/09/2013.
• Curso Gestão de pessoas – FDC, com carga horária de 16 horas, no período de 02/10 a 03/10/2013.
• Curso Gestão e Apuração da Ética Pública – Comissão de Ética Pública da Presidência da República, com carga horária de 24 horas, no período de 06 a 08/08/2014.
• Curso Gestão de Projetos – FDC, com carga horária de 16 horas, no período de 04 a 05/11/2014.
• Seminário Nacional sobre Efetividade da Execução Trabalhista - Gestão de Projetos – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, com carga horária de 16 horas, no período de 07 a 08/05/2015.
• Curso Gestão de Risco e Controle Interno no Setor Publico – Lex Editora – Cursos Jurídicos, com carga horária de 16 horas, no período de 17 a 18/12/2014.
• Participação do 2º Seminário Ética, Integridade e Transparência – EMGEA - com carga horária de 04 horas, no período de 19/04/2018.

Ouvidor: FERNANDA DE OLIVEIRA AYRES

Fernanda de Oliveira Ayres, OAB/DF 25.517, graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, com extensão em Direito Previdenciário pela OAB/DF. Atualmente, cursa Extensão em Relações Governamentais, pelo IEL.

É Secretária Adjunta de Relações Institucionais da Secretaria de Governo.

Atuou como Conselheira Titular na 4ª Câmara de Recursos e Conselho Pleno do Conselho de Recursos da Previdência Social; Analista de Relações Governamentais; Assessora Especial do Ministro de Estado da Integração Nacional.

Diretor-Presidente: VINICIUS BAUDOUIN MAZZA

Vinicius Baudouin Mazza é graduado em Engenharia de Produção com Ênfase em Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira profissional em empresas privadas como Volkswagen e Iveco Latin America.

Foi presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe e da Associação Nacional dos Presidentes das Juntas Comerciais entre 2011 e 2013.

Foi Diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI, vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Em 2016, presidiu a Companhia Desenvolvimento Econômico de Sergipe – CODISE, da qual também foi Vice-Presidente do Conselho de Administração na Companhia.

Diretor: LUIZ FELIPE MONTEIRO

Luiz Felipe Monteiro é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação em Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Iniciou sua carreira profissional em 1999 no Banco BBM S.A., onde atuou nas áreas de produtos e crédito imobiliário.

Foi responsável, na área de Crédito e Securitização do Banco BTG Pactual S.A. de 2010 a 2016, pela precificação, construção e gestão de todo o portfólio de crédito proprietário relacionado ao setor imobiliário brasileiro.

Executivo no Banco BOCOM BBM S.A. de 2016 a 2019, onde atuou na construção e gestão do novo negócio de debt capital markets (DCM), além de apoiar na originação, sindicalização e distribuição das operações junto às áreas responsáveis.

Diretor: ALEXANDRE OLIVEIRA MOTA

Diretor: JOSE LAGES JUNIOR

José Lages Júnior é advogado formado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, com experiência nas áreas de Direito Administrativo e Empresarial. Possui MBA Executivo Internacional com ênfase em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e UC Irvine na Califórnia, Módulo Internacional em Liderança para a Inovação pela Steinbeis School of International Business an Entrepreneurship (SIBE) and IEL Nacional – Alemanha.

Exerceu cargos de confiança no Governo de Alagoas, como o de Chefe de Gabinete e, posteriormente, Assessor Especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística de Alagoas – SEDEC (2007 a 2010).

Já atuou como Presidente da Junta Comercial de Alagoas – Juceal, e Vice-Presidente da Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais – ANPREJ.

Consultor em gestão pública e empresarial, tendo exercido trabalhos na área pública há 12 anos.  Foi Secretário do Gabinete de Governança do Município de Maceió e Ceo da AIA.NIC - Núcleo de Inteligência Criativa (2017 a 2019).

Diretor: MARCUS VINICIUS MAGALHAES DE PINHO

Marcus Vinicius Magalhães de Pinho é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília – UnB. Possui MBA em Finanças (IBMEC) e pós-graduações em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental (CDS/UnB) e em Direito Econômico e das Empresas (FGV).

Atualmente Diretor de Contabilidade e Orçamento da EMGEA, já exerceu na empresa a função de Superintendente Executivo de Finanças (2001/2010).

Iniciou sua carreira em 1991, na Duratex, onde atuou como Engenheiro na área de Planejamento Florestal – suprimento de madeira.

Na Secretaria do Tesouro Nacional - STN/MF, onde ingressou em março de 1994, atuou nas áreas de gestão da dívida pública (Gerente e Coordenador), Operações Oficiais de Crédito, Fundo Soberano do Brasil (Gerente) e Desenvolvimento Institucional.

Atuou também como Conselheiro Fiscal representante do Tesouro Nacional na Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA(2016/2017), na Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás (2011/2016), na BB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A - BB DTVM (1999/2000 e 2001/2002) e na Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência - CTMR (1998/1999).

Coordenador da Assessoria de Estratégia, Organização e Comunicação: FERNANDA DE OLIVEIRA AYRES

Fernanda de Oliveira Ayres, OAB/DF 25.517, graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, com extensão em Direito Previdenciário pela OAB/DF. Atualmente, cursa Extensão em Relações Governamentais, pelo IEL.

É Secretária Adjunta de Relações Institucionais da Secretaria de Governo.

Atuou como Conselheira Titular na 4ª Câmara de Recursos e Conselho Pleno do Conselho de Recursos da Previdência Social; Analista de Relações Governamentais; Assessora Especial do Ministro de Estado da Integração Nacional.

Chefe de Gabinete de Apoio aos Órgãos Estatutários e Comitês: SOLANGE CAMARGO BERTUCCI

Conselheiro - Presidente: FERNANDO ANTON BASUS BISPO

Fernando Anton Basus Bispo é Engenheiro de Telecomunicações, graduado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com passagem pelo Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon, França (INSA), e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atuou entre 2004 e 2018 no mercado privado de seguros, com experiência em administração de empresas, incluindo aquisições e gestão estratégica.

Atualmente é Secretário na Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia.

 


Conselheiro: DIOGO MAC CORD DE FARIA

Diogo Mac Cord de Faria é Engenheiro Mecânico, mestre em Administração Pública, pela Universidade de Harvard e doutor em Sistemas de Potência (regulação do mercado de energia), pela Universidade de São Paulo (USP).

Com experiência na estruturação de projetos de concessões de infraestrutura, foi diretor das Divisões de Saneamento Básico e Logística da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e membro de diversos comitês na Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB). Foi sócio-líder de governo e regulação da infraestrutura da KPMG no Brasil e professor de regulação econômica e tarifas do MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV Management).

Atualmente é Secretário na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, vinculada ao Ministério da Economia.


Conselheiro: MIGUEL RAGONE DE MATTOS

Miguel Ragone de Mattos é graduado em Economia, pela Universidade de Brasília (UnB); em Direito, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); e em Ciência Política, pela Universidade de Brasília (UnB). É Mestre em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB) e em Análise Econômica do Direito, pelas Universidades de Bolonha e Viena; e Doutor em Ciência Política, pela Universidade de Brasília (UnB).

Pertencente à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, ocupou diversos cargos nos Ministérios do Planejamento, da Fazenda e na Casa Civil.

Atualmente é Secretário-Executivo Adjunto no Ministério da Economia.

 


Conselheiro Suplente: FABIANO DE FIGUEIREDO ARAUJO

Fabiano de Figueiredo Araújo é graduado em Direito, pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Direito Processual, pela Universidade da Amazônia; Especialista em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Mestre em Direito e Políticas Públicas, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Procurador da Fazenda Nacional, exerceu diversos cargos na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), dentre eles, Coordenador Jurídico de Licitações e Contratos; Coordenador-Geral Jurídico Substituto; Chefe da Divisão de Licitações e Contratos; Coordenador-Geral de Administração Substituto e Coordenador de Assuntos Financeiros. Atuou também no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e na Justiça Federal na Paraíba.

Atualmente é Consultor Jurídico na Consultoria Jurídica de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).


Conselheiro Suplente: FRANCISCO MARCOS GONET BRANCO

Francisco Marcos Gonet Branco é graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Economia Brasileira, pela Universidade de Brasília (UnB).

Pertencente à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, ocupou diversos cargos na administração pública federal, dentre eles, Assessor na Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Coordenador-Geral de Planejamento e Orçamento e Diretor Substituto de Planejamento, Administração e Logística, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Subsecretário-Adjunto de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Previdência Social; Coordenador-Geral de Auditoria e Gerente de Projetos de Fiscalização e Avaliação da Secretaria do Programa Nacional de Bolsa Escola, no Ministério da Educação; Assessor na Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Atualmente é Assessor na Secretaria Executiva do Ministério da Economia.


Conselheiro Suplente: HELIO SARAIVA FRANCA

Hélio Saraiva Franca é graduado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Procurador da Fazenda Nacional, na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), exerceu diversos cargos na administração pública federal, dentre eles Coordenador-Geral Disciplinar da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Corregedor Auxiliar na Corregedoria-Geral da Advocacia da União (AGU). Foi Chefe de Seção do Serviço de Justiça, na Assessoria Jurídica do Comando da 11ª Região Militar (DF), membro do Conselheiro Fiscal do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC); membro suplente do Conselho Fiscal do Instituto Resseguros Brasil (IRB); e membro do Conselho Fiscal da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

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