ORGANOGRAMA


Composição

Conselheiro - Presidente: GUSTAVO SAMPAIO DE ARROCHELA LOBO

Graduado em Economia, pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Finanças, pelo IBMEC Brasília.

Ocupou diversos cargos na administração pública federal, dentre eles, Assessor na Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda; Assessor Especial do Ministro, na Secretaria de Portos da Presidência da República; Diretor do Departamento da Marinha Mercante, na Secretaria de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes; Gerente de Regularização de Obrigações, Gerente de Projetos e Analista de Finanças e Controle, na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao, à época, Ministério da Fazenda; Coordenador de Políticas Regulatórias na Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; membro suplente do Conselho Fiscal do Banco do Nordeste do Brasil S.A.

Atualmente é Diretor de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Economia.


Conselheiro: CESAR AUGUSTO GUIMARAES

Servidor de carreira do Senado Federal desde 1988, Analista de Processo Legislativo, com formação em Direito e Especialização em Administração Pública e em Direito Constitucional.

Foi Diretor da Área de Contratos e Licitações daquela Casa, bem como exerceu a Chefia de Gabinete de diversos Senadores e Lideranças Partidárias.

Em 2020 deixou a Chefia de Gabinete da Liderança do Governo no Congresso Nacional, sendo cedido para o Gabinete do Ministro da Economia, onde exerce o cargo de Assessor de Relações Institucionais.


Conselheiro: FRANCISCO AIRTON BEZERRA MARTINS

É Procurador Federal e, atualmente, Chefe de Gabinete do Advogado-Geral da União.

É pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.

Atuou como Coordenador-Geral de Monitoramento e Controle de Benefícios do INSS e Coordenador da Equipe Nacional de Cobrança da Procuradoria-Geral Federal.


Conselheiro: PEDRO PAULO ALVES DE BRITO

Membro independente, é graduado em Engenharia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Estratégia e Finanças, pela Universidade de Rochester (Estados Unidos).

Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de gestão e controle financeiro, planejamento estratégico, projetos, gestão de despesas, compliance e riscos operacionais, notadamente no setor bancário e em consultoria. Trabalhou nos bancos Santander/Real e Nacional/Unibanco; no Grupo O Estado de São Paulo e na consultoria Booz Allen & Hamilton.


Conselheiro: ROGERIO RODRIGUES BIMBI

Membro independente, é graduado em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Gestão Empresarial, pelo IBMEC Rio de Janeiro.

Possui mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado em instituições financeiras, nas áreas de gestão de crédito e cobrança e gestão de recursos. Foi membro independente do Conselho de Administração da Liq Participações e do Comitê de Auditoria do Banco Pan.

Atualmente é também membro independente no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal (CAIXA).

Chefe de Auditoria Interna: MONIQUE SAUSMIKAT GUEDES DE OLIVEIRA

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, com pós-graduação no “Global MBA Business Management” fornecido pelo IBMEC e com a “Certification in Control Self-Assessment - CCSA” fornecida pelo The Institute of Internal Auditors - The IIA; é contadora e qualificada no Cadastro Nacional de Auditores Independentes pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Atua como Chefe de Auditoria Interna na EMGEA desde 2018. Ainda na EMGEA, foi Auditora Interna (2004 a 2015), Gerente de Riscos Corporativos (2015 a 2018), e membro suplente da Comissão de Ética (2016 a 2018). Iniciou sua carreira na KPMG Auditores Independentes (2002 a 2004); e foi membro do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - IIA Brasil (2017 a 2020).

Membro do COAUD: LUIZ CLÁUDIO LIGABUE

Graduado em Contabilidade pelo Centro Unificado de Brasília – CEUB; MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração Pública – FGV; MBA em Auditoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira – FIPECAFI.

Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil S.A, onde atuou como: Diretor de Controles Internos, Gerente Geral na Secretaria Executiva do Conselho Diretor, Gerente Executivo na Gerência de Assessoramento de Governança Corporativa, dentre diversos outros cargos.

Presidente do Conselho Fiscal da Empresa BB Tecnologia S.A.

Presidente do Conselho Fiscal da Empresa BB COR Participações S.A.

Membro suplente do Conselho de Administração da Empresa Mapfre SH2.

Membro Titular do Comitê de Auditoria do Grupo Segurador BB e Mapfre, abrangendo as Empresas BB Mapfre SH1 Participações S.A e Mapfre BB SH2 Participações S.A.

Participou de diversos Programas de Educação: ACI Audit  Committe Institute; Massachusetts Institute of Technology Sloan School of Managemant - Banco do Brasil Digital Business Transformation; University of Cambridge –Judge Business School/FIERGS-IEL – Program Corporate Governance for Brazilian Companies.


Membro do COAUD: PEDRO PAULO ALVES DE BRITO

Membro independente, é graduado em Engenharia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Estratégia e Finanças, pela Universidade de Rochester (Estados Unidos).

Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de gestão e controle financeiro, planejamento estratégico, projetos, gestão de despesas, compliance e riscos operacionais, notadamente no setor bancário e em consultoria. Trabalhou nos bancos Santander/Real e Nacional/Unibanco; no Grupo O Estado de São Paulo e na consultoria Booz Allen & Hamilton.


Membro do COAUD: SERGIO RICARDO MIRANDA NAZARÉ

Graduado em Ciências Econômicas e Mestrado em Administração Financeira pela Universidade de Brasília – UNB; MBA Executivo em Finanças pelo IBEMEC (especialização); MBA Controller – FIPECAFI (especialização) e Doutorando em Contabilidade e Finanças.

Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil S.A, onde atuou como: Diretor de Governo e de Clientes, Gerente Executivo dentre diversos outros cargos.

Professor de Especialização e Pós-Graduação em diversas instituições de ensino, como: UNB, IESB, FGV, Mackenzie e UniCeub.

Diretor Superintendente do BB Previdência.

Diretor do BrasilCap Capitalização S.A.

Membro de Comitê de Remuneração do Banco de Brasília, S.A.

Membro do Comitê de Auditoria do Banco de Brasília S.A.

Vice-Presidente do Banco de Brasília S.A.

Diretor da ABGF S.A.

Diretor da BrasilVeículos Companhia de Seguros S.A.

Diretor de Administração e Finanças do Grupo Segurador BB Mapfre S.A.

Membro e Presidente do Conselheiro de Administração da Corretora de Seguros BRB.

Conselheiro de Administração e Fiscal em algumas Companhias: BRF/Suplente (atual); Randon, Kepler Weber, Celesc, Telemar, BrasilCap, BrasilPrev, Previ, Aliança do Brasil, Corretora de Seguros BRB.

Membro do COELE: FRANCISCO AIRTON BEZERRA MARTINS

É Procurador Federal e, atualmente, Chefe de Gabinete do Advogado-Geral da União.

É pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.

Atuou como Coordenador-Geral de Monitoramento e Controle de Benefícios do INSS e Coordenador da Equipe Nacional de Cobrança da Procuradoria-Geral Federal.


Membro do COELE: PEDRO PAULO ALVES DE BRITO

Membro independente, é graduado em Engenharia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Estratégia e Finanças, pela Universidade de Rochester (Estados Unidos).

Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de gestão e controle financeiro, planejamento estratégico, projetos, gestão de despesas, compliance e riscos operacionais, notadamente no setor bancário e em consultoria. Trabalhou nos bancos Santander/Real e Nacional/Unibanco; no Grupo O Estado de São Paulo e na consultoria Booz Allen & Hamilton.


Membro do COELE: ROGERIO RODRIGUES BIMBI

Membro independente, é graduado em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Gestão Empresarial, pelo IBMEC Rio de Janeiro.

Possui mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado em instituições financeiras, nas áreas de gestão de crédito e cobrança e gestão de recursos. Foi membro independente do Conselho de Administração da Liq Participações e do Comitê de Auditoria do Banco Pan.

Atualmente é também membro independente no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal (CAIXA).

Ouvidor: FERNANDA AYRES JARDIM ELIAS

Advogada, OAB/DF nº 25.517, graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, com cursos de extensão em Direito Previdenciário pela OAB/DF e em Relações Governamentais, pelo IEL - Instituto Euvaldo Lodi.

Atua na área pública desde 2007, tendo exercido diversos cargos no executivo federal, onde exerceu funções de Secretária Executiva Adjunta da Secretaria de Governo da Presidência da República e Assessora de Relações Institucionais na Secretaria Especial de Relações Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.

Foi, ainda, Conselheira Titular na 4ª Câmara de Recursos e no Conselho Pleno do Conselho de Recursos da Previdência Social-CRPS de 2011 a 2016.

Com experiência em Conselhos Fiscais, onde atuou na EMGEA como Conselheira Fiscal entre Julho/2018 e Junho/2019 e na CBTU entre agosto de 20219 e maio de 2020.

Em agosto de 2019, ingressou na EMGEA como Assessora de Estratégia, Organização e Comunicação. De março de 2020 a maio de 2022 ocupou o cargo de Chefe de Gabinete de Governança e desde maio de 2022 ocupa a Superintendência de Controles Internos e Riscos.

Diretor-Presidente: FERNANDO DAMATA PIMENTEL

Diretor: JUCEMAR JOSE IMPERATORI

Economista, Especialista em Gestão Pública, pós-graduado em Mercados Financeiros e Investimentos e em Gestão Urbana e Desenvolvimento Municipal. Certificado pela Ancord, como Agente Autônomo de Investimento. Certificado como Conselheiro de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atuou como colaborador da Caixa Econômica Federal, por 36 anos, onde exerceu funções gerenciais, chegando a Superintendência em diversas áreas/unidades de negócios e, também, além de ter desempenhado a função de Dirigente da Instituição.

Foi membro do Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) e do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (CGFNHIS). Docente dos cursos de finanças pessoais, de investimentos, de programa de certificação para agentes de investimentos e de lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/DF) período de 2019 a 2024.

Diretor: JOSE CARLOS ALVES

Diretor: JOAO BAPTISTA SANTIAGO NETO

Diretor: ROMULO GREFICCE MIGUEL MARTINS

Profissional com 17 anos de experiência no mercado, advogado inscrito na OAB/MG 180.285. Foi membro suplente independente do Conselho de Administração da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa). Com atuação jurídica em todo o país em demandas judiciais e arbitragens em empresas nacionais e multinacionais em diversos segmentos.

Experiência na posição de líder como gestor administrativo-financeiro de duas empresas, bem como experiência na área comercial, de contratos e qualidade. Cursou Letras com habilitação em língua Inglesa na Universidade Federal de Minas Gerais, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Chefe de Gabinete de Apoio aos Órgãos Estatutários e Comitês: THEREZA GIANNETTI NELSON DE SENNA MURY

Coordenador da Assessoria de Estratégia, Organização e Comunicação: JANDIRA CRISTINA RODRIGUES DA SILVA

Formada em Tecnologia da Informação, direcionei minha carreira para a área de gestão com Especialização e Certificação em Gestão de Projetos e MBA Internacional em Gestão Empresarial e Inovação.

Para a área pública, trouxe uma vasta e muito diversa experiência, tendo atuado por mais de 15 anos liderando projetos complexos e grandes equipes em empresas como TOTVS e UNISYS (TI), Bradesco Seguros e CAIXA (Finanças & Seguros), além de Jogos Olímpicos Rio2016 e Rock In Rio (Grandes Eventos), entre outras.

Especializei minha trajetória em PMO (Escritório de Projetos), Planejamento Estratégico e Governança, mas, é meu perfil integrador e acolhedor a característica que mais agregou valor a todas as empresas e projetos nos quais trabalhei.

Superintendente Executivo: FERNANDA AYRES JARDIM ELIAS

Advogada, OAB/DF nº 25.517, graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, com cursos de extensão em Direito Previdenciário pela OAB/DF e em Relações Governamentais, pelo IEL - Instituto Euvaldo Lodi.

Atua na área pública desde 2007, tendo exercido diversos cargos no executivo federal, onde exerceu funções de Secretária Executiva Adjunta da Secretaria de Governo da Presidência da República e Assessora de Relações Institucionais na Secretaria Especial de Relações Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.

Foi, ainda, Conselheira Titular na 4ª Câmara de Recursos e no Conselho Pleno do Conselho de Recursos da Previdência Social-CRPS de 2011 a 2016.

Com experiência em Conselhos Fiscais, onde atuou na EMGEA como Conselheira Fiscal entre Julho/2018 e Junho/2019 e na CBTU entre agosto de 20219 e maio de 2020.

Em agosto de 2019, ingressou na EMGEA como Assessora de Estratégia, Organização e Comunicação. De março de 2020 a maio de 2022 ocupou o cargo de Chefe de Gabinete de Governança e desde maio de 2022 ocupa a Superintendência de Controles Internos e Riscos.

Conselheiro - Presidente: MIGUEL RAGONE DE MATTOS

Graduado em Economia, pela Universidade de Brasília (UnB); em Direito, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB); e em Ciência Política, pela Universidade de Brasília (UnB). É Mestre em Direito, pela Universidade de Brasília (UnB) e em Análise Econômica do Direito, pelas Universidades de Bolonha e Viena; e Doutor em Ciência Política, pela Universidade de Brasília (UnB).

Pertencente à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, ocupou diversos cargos nos Ministérios do Planejamento, da Fazenda e na Casa Civil.

Atualmente é Secretário-Executivo Adjunto no Ministério da Economia.


Conselheiro: MARCELO DIAS VARELLA

Doutor em Direito pela Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Livre-Docente em Direito pela USP.

É atualmente Secretario Especial Adjunto de Competitividade e Produtividade do Ministério da Economia. Foi Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas da Casa Civil, Secretário Executivo do Ministério dos Direitos Humanos, Secretário, Assessor Especial ou Consultor Jurídico de mais de dez Ministérios.


Conselheiro: VANESSA FERREIRA DE LIMA

Bacharel em Ciências Econômicas. Ingressou no serviço público em 2001, após ser aprovada em concurso para contrato temporário no IBGE. Cinco anos depois, por meio de novo concurso público, tomou posse no cargo de economista do Ministério da Integração Nacional (hoje, Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR).

Naquele ministério, atuou como assessora da Secretaria de Infraestrutura Hídrica; ainda na Integração Nacional, na Secretaria Nacional de Irrigação, foi assessora, coordenadora de Programação e Acompanhamento, secretária Nacional de Irrigação substituta e chefe de Gabinete.

A servidora foi, ainda, chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva do Ministério da Integração Nacional e, mais recentemente, chefe de gabinete do Ministro do Desenvolvimento Regional.

Além da extensa trajetória no MDR, a economista exerceu atividades na Comissão Naval Brasileira em Washington (EUA). Em julho de 2019, assumiu o cargo de secretária-Executiva Adjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República.


Conselheiro Suplente: CESAR ALMEIDA DE MENESES SILVA

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Economia na George Washington University - Institute of Brazilian Isssues, e MBA Executivo em Economia e Gestão pela FGV (em curso). Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional desde 1997, atualmente é Coordenador-Geral de Riscos e Conformidade da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento.

Já atuou como membro do Conselho Fiscal da Petroquímica Suape, Serpro, Empresa de Águas e Esgoto do Ceará (Cagece), Caixa Econômica Federal e Eletronorte.


Conselheiro Suplente: FRANCISCO MARCOS GONET BRANCO

Graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Economia Brasileira, pela Universidade de Brasília (UnB).

Pertencente à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, ocupou diversos cargos na administração pública federal, dentre eles, Assessor na Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Coordenador-Geral de Planejamento e Orçamento e Diretor Substituto de Planejamento, Administração e Logística, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Subsecretário-Adjunto de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Previdência Social; Coordenador-Geral de Auditoria e Gerente de Projetos de Fiscalização e Avaliação da Secretaria do Programa Nacional de Bolsa Escola, no Ministério da Educação; Assessor na Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Atualmente é Assessor na Secretaria Executiva do Ministério da Economia.


Conselheiro Suplente: THIAGO CARDOSO HENRIQUES BOTELHO

É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG) e mestre em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Regulação da Anatel desde 2007, foi assessor do Conselho Diretor e gerente de Fiscalização. Também foi assessor parlamentar da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Atualmente é gerente regional da Anatel nos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

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