Presidente da EMGEA visita Tribunal Regional da Quinta Região TRF 5
Encontro foi em Recife-PE e solidifica relação com a Justiça Federal
O Diretor-presidente da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA), Roberto Meira de Almeida Barreto cumpriu, em 05.07.2016, agenda de visita ao presidente do Tribunal Federal Regional da quinta região - TRF5, desembargador federal Rogério Fialho Moreira.
Estavam presentes na oportunidade o diretor-executivo da EMGEA, Sr. Eugen Smarandescu Filho, representando a Diretoria de Recuperação de Créditos de Pessoas Físicas - DIREF; o gerente jurídico regional da CEF, Ricardo Siqueira e a coordenadora jurídica da CEF, Bianca Siqueira Campos.
Segundo Roberto Barreto, o encontro teve por finalidade “ratificar e aumentar a parceria com o TRF5, contribuindo para a solução de dívidas dos mutuários inadimplentes”.
CONCILIAÇÃO JUSTIÇA FEDERAL
O Movimento pela Conciliação é um modelo de gestão para a solução definitiva de conflitos, permitindo a negociação de acordos com celeridade e efetividade e proporcionando a criação de uma nova cultura a partir da qual as partes identificarão na conciliação um instrumento hábil para a solução de conflitos.
O Poder Judiciário vem incentivando desde 2002, a prática da conciliação nas ações ajuizadas por mutuários do Sistema Financeiro de Habitação, de modo a solucionar tais conflitos de maneira definitiva e mais recentemente o Conselho Nacional de Justiça vem estabelecendo meta de audiências para todos os Tribunais Regionais Federais, ensejando o fortalecimento da parceria mantida com a EMGEA.
No âmbito dos contratos de pessoas físicas da EMGEA, já foram designadas mais de 150 mil audiências, resultando em 67 mil acordos, cujo percentual de sucesso atinge o índice de 53%, representando uma recuperação de recursos aos cofres desta empresa de aproximadamente R$2,7 bilhões durante este período.
TRF 5ª REGIÃO
Iniciadas em 2012, o Projeto de Conciliação na justiça federal da quinta região envolve os estados de Alagoas; Ceará; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Norte e Sergipe.
Foram realizadas até junho de 2016 5.298 audiências de conciliação, que resultaram em acordos em 54% dos casos.