EMGEA participa do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – FONACOM

AJUFE Realiza evento dedicado a Juízes Federais

A EMGEA Participará de evento realizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, em Brasília, nos dias 01 e 02 de Maio de 2015.

O evento tem como objetivo debater as práticas de conciliação a fim de aperfeiçoá-las e difundi-las. Estima-se a participação de 120 (cem e vinte) associados que exercem jurisdição em todos os Estados brasileiros, tais como Juízes Federais e Desembargadores, Ministros do STF e STJ e outros profissionais interessados.

O seminário é oportunidade para auxiliar o aperfeiçoamento dos magistrados na atividade de mediação e conciliação, dotando-os de qualificação peculiar e específica indispensáveis à função judicante nos tempos atuais, em benefício da ampliação do acesso dos cidadãos ao Poder Judiciário.

Possibilita ainda estreitar a parceria já consolidada com a Justiça a fim de maximizar os resultados, encerrar demandas e viabilizar a retomada dos fluxos dos contratos e melhoria do perfil dos créditos desta empresa.

A EMGEA E A JUSTIÇA FEDERAL

O Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça – CNJ vêm, nos últimos anos, centrando esforços para difundir e propagar a utilização da mediação e de conciliação no sistema judicial brasileiro. A Justiça Federal avançou muito na utilização dos métodos alternativos de resolução de conflitos.

A EMGEA, objetivando resolver definitivamente as questões habitacionais das famílias envolvidas com o SFH vem desenvolvendo ações de incentivo à liquidação e à reestruturação desses créditos, com mudança de perfil dos contratos, voltadas para eliminar o desequilíbrio, combater o inadimplemento e realizar acordos nos contratos sub judice.

O movimento pela Conciliação é um modelo de gestão para a solução definitiva de conflitos, permitindo a negociação de acordos com celeridade e efetividade, proporcionando a criação de uma nova cultura a partir da qual as partes identificarão na conciliação um instrumento hábil para a solução de conflitos.

Desde 2002, o Poder Judiciário vem incentivando a prática da conciliação nas ações ajuizadas por mutuários do Sistema Financeiro de Habitação, de modo a solucionar tais conflitos de maneira definitiva e mais recentemente, o Conselho Nacional de Justiça vem estabelecendo meta de audiências para todos os Tribunais Regionais Federais, ensejando o fortalecimento da parceria mantida com a EMGEA.

No âmbito dos contratos de pessoas físicas da EMGEA, já foram designadas mais de 150 mil audiências, resultando em 67 mil acordos, cujo percentual de sucesso atinge o índice de 53%, representando uma recuperação de recursos aos cofres desta empresa de aproximadamente R$2,7 bilhões durante este período.


Voltar para o topo