Emgea se destaca entre as estatais com melhores indicadores de governança em 2022
Certificação aferida pelo Ministério da Economia marca o 6 º ciclo da pesquisa IG-Sest, que avalia o desempenho e as boas práticas desenvolvidas pelas empresas públicas federais
A Empresa Gestora de Ativos (Emgea) recebeu, nesta quarta-feira (14), a certificação de excelência aferida pelo Ministério da Economia no 6º ciclo de avaliação do Indicador de Governança Sest (IG-Sest). A estatal foi classificada com nota 9,14, ficando entre as 28 empresas públicas com melhores índices em 2022.
Para o presidente da Emgea, Rodrigo Brandão, a certificação tem um apelo especial este ano. “Mesmo sendo parte do Plano Nacional de Desestatização (PND), a Emgea não deixou de lado o foco na governança e conformidade, crescendo no índice de excelência e boas práticas. Isso demonstra o empenho do nosso time de colaboradores, que nos apoiaram na conquista de mais essa certificação”, exalta.
O Indicador de Governança Sest é o principal instrumento do Governo Federal para avaliação do desempenho das estatais federais, tendo como critérios o cumprimento de dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa.
Neste ano, além de avaliar os aspectos de gestão, transparência, gerenciamento de riscos e controles, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, analisou a atuação das instituições na promoção da equidade, diversidade e responsabilidade ambiental.
“O questionário do IG-Sest vem sendo aprimorado ano após ano para chegarmos aos melhores resultados para a sociedade. É perceptível o crescimento no nível das notas e isso tem grande representatividade como papel indutor dessas melhorias”, afirma o secretário da Sest, Ricardo Faria.
Entre os itens classificatórios, a Emgea recebeu índice de excelência na prestação de contas à sociedade; gestão de riscos, conformidade e controles internos; integridade e código de conduta e conselhos.
Emgea
A Emgea é uma empresa pública federal não financeira, vinculada ao Ministério da Economia. Criada em 2001, administra operações de crédito imobiliário e comercial originários da Caixa Econômica Federal e de outros agentes financeiros, além de ativos – bens e direitos - provenientes da União e demais entidades integrantes da administração pública federal. Como estatal, a Emgea tem o Governo Federal como acionista.