IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO

Reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais realizada pela Eletrosul

Primeira Reunião realizada pela nova coordenação

 Foi organizado pela Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. na 6a-feira, dia 19 de fevereiro, a 92a Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais.

  O evento ocorreu no Centro de Treinamento da Empresa e foi precedido de uma visita à Usina Megawatt Solar e ao Centro Nacional de Monitoramento do Sistema de Transmissão de Energia, ocasião que os presentes puderam conhecer o processo operacional envolvido.

 Após as boas vindas por parte do Sr. Jefferson Nunes, Presidente da Comissão de Ética da Eletrosul, o Diretor Administrativo em exercício, Sr. Laércio Farias, discursou sobre a importância da Ética na Gestão Pública, ressaltando que o Código de Ética da Empresa foi criado a partir da contribuição e anseio dos empregados, e “a conduta das pessoas é mais importante do que o próprio Código”. Farias registrou, ainda, a preocupação com a conduta ética e moral de todos nós, enquanto representantes da Administração indireta.

 Seguindo a mesma linha de raciocínio do representante da Eletrosul, o Coordenador do Fórum Nacional, abordou o tema “Preconceito”, muito presente atualmente nos ambientes empresariais, além de defender a necessidade urgente de mudança de conduta e a aplicação de transparência em todas as atividades e processos existentes.

 Esta foi a primeira Reunião Ordinária do Fórum com a nova Coordenação eleita para uma gestão de 2 anos. O Coordenador Geral do Fórum é o representante dos Correios, Sr. José Alves, sendo a Vice Coordenação e a Secretaria-Executiva exercida pela Sra. Rosangela Rocha, colaboradora da Petrobrás.

 Um dos aspectos mais importantes da reunião ficou por conta das apresentações realizadas pelas representantes da BR Distribuidora e da Eletrobrás Amazonas Distribuição, tendo como tema “A Violência Psicológica/Assédio Moral e Sexual no trabalho”, o que proporcionou intenso debate e reflexão por parte dos presentes.

 A EMGEA foi representada pela colaboradora Giselly Hess, que avaliou a reunião como extremamente produtiva, tendo sido “uma das melhores reuniões realizadas no último ano”, na medida em que a troca de experiências entre as estatais ocorreu de forma intensa, bem como o esclarecimento de questões importantes para o desenvolvimento das atividades das Comissões de Ética presentes.

 Na opinião da Sra. Silvia de Oliveira Mota, representante da Petrobrás Distribuidora há se trabalhar intensamente nas empresas a questão da diversidade, do respeito ético e o empoderamento por parte dos colaboradores, de forma que todos possam se conscientizar dos seus direitos e obrigações.

 Encontra-se em fase de elaboração dois Grupos de Trabalho para estudo dos temas “Mídias Sociais”  e “Violência Psicológica/Assédio Moral e Sexual”, com o objetivo de emitir Resolução do Fórum Nacional para as empresas estatais filiadas, em consonância com o entendimento da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

 

Voltar para o topo