Reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais realizada pela Eletrosul
Primeira Reunião realizada pela nova coordenação
Foi organizado pela Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. na 6a-feira, dia 19 de fevereiro, a 92a Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais.
O evento ocorreu no Centro de Treinamento da Empresa e foi precedido de uma visita à Usina Megawatt Solar e ao Centro Nacional de Monitoramento do Sistema de Transmissão de Energia, ocasião que os presentes puderam conhecer o processo operacional envolvido.
Após as boas vindas por parte do Sr. Jefferson Nunes, Presidente da Comissão de Ética da Eletrosul, o Diretor Administrativo em exercício, Sr. Laércio Farias, discursou sobre a importância da Ética na Gestão Pública, ressaltando que o Código de Ética da Empresa foi criado a partir da contribuição e anseio dos empregados, e “a conduta das pessoas é mais importante do que o próprio Código”. Farias registrou, ainda, a preocupação com a conduta ética e moral de todos nós, enquanto representantes da Administração indireta.
Seguindo a mesma linha de raciocínio do representante da Eletrosul, o Coordenador do Fórum Nacional, abordou o tema “Preconceito”, muito presente atualmente nos ambientes empresariais, além de defender a necessidade urgente de mudança de conduta e a aplicação de transparência em todas as atividades e processos existentes.
Esta foi a primeira Reunião Ordinária do Fórum com a nova Coordenação eleita para uma gestão de 2 anos. O Coordenador Geral do Fórum é o representante dos Correios, Sr. José Alves, sendo a Vice Coordenação e a Secretaria-Executiva exercida pela Sra. Rosangela Rocha, colaboradora da Petrobrás.
Um dos aspectos mais importantes da reunião ficou por conta das apresentações realizadas pelas representantes da BR Distribuidora e da Eletrobrás Amazonas Distribuição, tendo como tema “A Violência Psicológica/Assédio Moral e Sexual no trabalho”, o que proporcionou intenso debate e reflexão por parte dos presentes.
A EMGEA foi representada pela colaboradora Giselly Hess, que avaliou a reunião como extremamente produtiva, tendo sido “uma das melhores reuniões realizadas no último ano”, na medida em que a troca de experiências entre as estatais ocorreu de forma intensa, bem como o esclarecimento de questões importantes para o desenvolvimento das atividades das Comissões de Ética presentes.
Na opinião da Sra. Silvia de Oliveira Mota, representante da Petrobrás Distribuidora há se trabalhar intensamente nas empresas a questão da diversidade, do respeito ético e o empoderamento por parte dos colaboradores, de forma que todos possam se conscientizar dos seus direitos e obrigações.
Encontra-se em fase de elaboração dois Grupos de Trabalho para estudo dos temas “Mídias Sociais” e “Violência Psicológica/Assédio Moral e Sexual”, com o objetivo de emitir Resolução do Fórum Nacional para as empresas estatais filiadas, em consonância com o entendimento da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.