XVIII Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais

Emgea participa do XVIII Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética das Empresas Estatais
Iniciativa é parte das ações para fomentar a cultura de integridade das instituições públicas, observando os princípios da diversidade, equidade e inclusão.
A implementação de novas estratégias e ferramentas de gestão foram pautas do XVIII Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética das Empresas Estatais, realizado esta semana, em Fortaleza (CE). A Empresa Gestora de Ativos (Emgea) acompanhou o evento e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento dos princípios governamentais e o aprimoramento do relacionamento das Estatais com seus diversos públicos e sociedade em geral.
Durante o Seminário, dirigentes, representantes de diversas estatais federais e profissionais renomados trataram sobre a promoção da diversidade, equidade e inclusão, além das perspectivas para construção do planejamento estratégico, com diretrizes para os gestores das estatais.
“A ética por si só não basta. É necessário um conjunto de mecanismos e procedimentos internos, que incentivem às condutas éticas, voltadas à diversidade, equidade e inclusão. A construção desse legado é um dever de todos nós e este é o principal objetivo dessa iniciativa”, enalteceu Rodrigo Brandão, presidente da Emgea.
José Gomes da Costa, presidente do Banco de Nordeste, destacou que a ética é um fio condutor de excelência. “São inaceitáveis preconceitos de qualquer natureza dentro das nossas instituições. Nós, dirigentes, que lidamos com recursos públicos, devemos estar atentos a essas questões: aceitar o outro, conviver harmonicamente deve ser nosso lema”, afirmou.
Durante o evento, foram anunciadas duas iniciativas da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A primeira delas foi o lançamento do Painel Gerencial do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, que tem como objetivo dar publicidade e transparência às ações realizadas pelas mais de 250 comissões setoriais. A plataforma também disponibilizará uma escala com o nível de maturidade dos órgãos em relação à gestão da ética - uma forma de apresentar a evolução das instituições nesse quesito.
A segunda ação divulgada foi a construção do planejamento estratégico com o apoio das comissões setoriais. “A expectativa é ter esse material aprovado até o final do ano”, ressalta o presidente da Comissão de Ética Pública, Edson Sá Teles.
Saiba - O Fórum Nacional de Gestão da Ética das Empresas Estatais é um espaço de cooperação estabelecido para o fortalecimento da gestão da ética no Poder Executivo Federal. É composto por diversas Estatais, entre elas: Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (Caixa), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dataprev, Eletrobras, Eletronorte, Termonuclear, Correios, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).
Também são integrantes, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Furnas Centrais Elétricas S/A, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Nuclep Equipamentos Pesados S.A, Petrobras e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).