Entrevista com o Presidente da Comissão de Ética

A EMGEA irá sediar a 52º Reunião Ordinária do Fórum da Gestão da Ética nas Empresas Estatais. O evento acontece no dia 13 de julho ( sexta-feira).

O evento é realizado mensalmente e a cada edição uma empresa fica responsável por sua organização.


O objetivo do Fórum é aprofundar o conhecimento sobre ética em todos os aspectos e estimular a troca de experiências entre as empresas, através dos debates desses temas. O evento é voltado para dirigentes e representantes das empresas estatais que integram a rede nacional de gestão da ética, e outros profissionais que estimulam o desenvolvimento da Gestão da Ética em suas empresas.
 

Além da EMGEA, mais dezenove empresas compõem o Fórum: Petrobras, BR Distribuidora, BNDES, Caixa Econômica Federal, Correios, Nuclep, Infraero, Embrapa, IRB-BRASIL RE, Emgea, Casa da Moeda do Brasil, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e as empresas do sistema Eletrobrás – Eletrobrás, Eletronorte, Eletrosul, Eletronuclear, Furnas e Chesf.


A seguir, entrevista com Pedro Celso, colaborador e Presidente da Comissão de Ética da EMGEA.

01) O que é? E como funciona o Fórum de Gestão da Ética nas Empresas Estatais?
Um organismo criado pelas Comissões de Ética das Empresas Estatais para o fomento da discussão e de medidas na gestão da ética pública. É dirigido por um coordenador, seu vice, e uma secretária.  Trabalha incentivando a troca de experiências, o estudo de casos, uniformização de procedimentos, debates das questões concernentes à ética nas empresas, mas também seus desdobramentos na sociedade e no mundo em que vivemos.
O Fórum se reúne mensalmente na sede de uma das suas afiliadas, com pauta pré-definida. Outras formas de encontros, são os grupos de trabalho, que se reúnem para elaboração e apresentação de propostas, para deliberação, que poderão ou não se transformar em resoluções, que é a forma como se manifesta aquele Fórum. Resoluções que depois de aprovadas são encaminhadas às Comissões de ética, e, ouvidas as diretorias das empresas, são implementadas ou não.

02) Como a Comissão de Ética da EMGEA avalia sua participação naquele Fórum?

Somos relativamente novos naquele colegiado, por isso, buscamos primeiro conhecer, estudar a História e seu funcionamento e a partir daí termos uma postura propositiva. Tem sido profícua nossa filiação e participação. Temos oportunidade de não só capacitar os membros de nossa comissão, como interagirmos num universo mais amplo, obtendo novos conhecimentos, experiência, e nos preparando melhor para nossas atividades, além do rico debate, feito durante os seminários e reuniões.
    
03)  A EMGEA vai pela primeira vez sediar uma reunião do Fórum. Em quê isso é positivo para empresa e empregados?
É feito um rodízio entre as empresas, na organização das reuniões ordinárias do Fórum. Elas são realizadas em vários pontos do país. Desta vez, coube a nós, EMGEA, recepcioná-la e sediar o encontro. Acredito ser um momento importante para empresa e colaboradores. Será uma oportunidade de termos entre nós, vários representantes de Comissões de Ética das maiores estatais do país, conhecermos mais de perto suas ideias, posturas e práticas. E eles, nossos convidados, poderão conhecer mais de perto nossa empresa, e saber de sua importância social, política e econômica no cenário nacional.

04) Qual a importância do Seminário anual realizado pelo Fórum?
É o ponto alto do Fórum. Organizado anualmente por um das associadas. Com a participação de aproximadamente quatrocentas pessoas. Sua preparação é amplamente debatida nas reuniões mensais do coletivo. Trata-se de acontecimento de alto nível, cujo público alvo, é os membros das Comissões de Ética e dele também participam dirigentes das empresas, estudiosos do tema, intelectuais, acadêmicos, servidores, estudantes e publico em geral. A pauta nestes seminários aborda temas como; Ética na Gestão, conflito de interesses/transparência na gestão/tráfico de influências; conduta pessoal – Assédio moral/ conflitos de relacionamento, ainda, Ética Pública; Ética Empresarial, meio ambiente, Qualidade de vida e assuntos correlatos.


Voltar para o topo