IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO

XVII Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Administração Pública

A EMGEA irá participar do XVII Congresso Internacional do CLAD que ocorrerá em Cartagena das Índias - Colômbia, de 30 de outubro a 2 de Novembro de 2012.
O CLAD – Cento Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento realiza o evento anualmente. Já em sua Décima sétima edição, é o encontro mais importante da América Latina para apresentar e discutir experiências e pesquisas feitas sobre Reforma do Estado e Administração Pública.


O Congresso reúne ministros e secretários de Estado, parlamentares, pesquisadores e acadêmicos e instituições especializadas, consultores, funcionários do governo e sindicalistas, responsáveis por políticas públicas. Estima-se aproximadamente 1200 participantes.


Entre seus objetivos, destacam-se a promoção e troca de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as principais dimensões do processo de renovação da reforma do Estado e modernização da administração e gestão dos assuntos públicos nos países da América Latina e do Caribe, bem como outros países cujas experiências resultantes de relevância para a região, para contribuir para o avanço do conhecimento nessas áreas.


Nesta 17ª edição, na Área Temática “Políticas públicas eficazes em um contexto de crise financeira global” a EMGEA irá apresentar um painel em conjunto com representantes do Poder Judiciário: “A atuação integrada entre os Poderes Executivo e Judiciário na solução de conflitos de financiamentos públicos no Brasil: realizações e perspectivas futuras".


A EMGEA será representada pelo Diretor-Presidente, Josemir Mangueira Assis, e pelo Diretor Eugen Smarandescu Filho, da Diretoria de Recuperação de Créditos de Pessoas Físicas – DIREF. O Poder Judiciário será representado pelo Dr. Erivaldo Ribeiro dos Santos, Juiz Auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pela Dra. Daldice Maria Santana de Almeida, Gestora Governamental e Coordenadora do Programa de Conciliação da Justiça Federal.


O painel tem como objetivo discutir o papel dos poderes Executivo e Judiciário na construção de soluções integradas nas crises de créditos e financiamentos públicos. A análise será focada na economia brasileira, considerando sua inserção numa economia globalizada.


Através de estudo de caso referente à crise gerada no antigo Sistema Financeiro de Habitação – SFH brasileiro e sua necessária solução econômica, judicial e política, pretende-se abordar os novos papéis que os órgãos envolvidos devem desempenhar na criação, consolidação e manutenção de instrumentos e ferramentas capazes de solucionar tanto a crise então existente quanto possíveis crises futuras, aprimorar as relações com a sociedade e realimentar o mercado através da recuperação do crédito.
 

Voltar para o topo