IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO IMPRIMA SEU BOLETO

Comissão de Ética Pública realiza evento no Serviço Público

            A Comissão de ÉTICA da EMGEA esteve presente no I Encontro Regional realizado pela Comissão de Ética Pública – CEP, com o tema “Ética no Serviço Público”, realizado no dia 26 de maio na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, em Brasília.

            Os Encontros Regionais fazem parte do planejamento de ações para 2015 da CEP e têm o propósito de promover o debate de temas específicos relevantes à instância ética, bem como promover interação e troca de experiências entre os servidores que compõem as Comissões, como forma de inspirar o respeito à Ética em toda a Administração Pública.

            A ideia inicial é realizar os Encontros em cinco etapas, de modo a contemplar as regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

            Esta primeira edição contou com a participação dos membros de Comissões de Ética e representante locais das instituições do Poder Executivo Federal, cujas sedes localizam-se na Região Centro-Oeste.

            A abertura do evento foi realizada pelos senhores Américo Lacombe e Gleisson Rubin, presidentes da CEP e da ENAP, respectivamente, tendo havido ainda a participação dos Conselheiros da CEP na condução dos trabalhos. As atividades foram desenvolvidas pelos participantes, organizados nos seguintes grupos temáticos:

  • Funções das Comissões: consulta, educação, investigação, punição;
  • Uso indevido das redes sociais;
  • Relações interpessoais: perseguições, dano moral e outros conflitos;
  • Abuso de autoridade x respeito à hierarquia;
  • Exercício da função pública: conduta esperada, interesse público, relação com o cidadão.

            Os debates possibilitaram a rica troca de experiências e compartilhamento das dúvidas e dificultadores que os membros das Comissões de Ética encontram na sua atuação cotidiana, favorecendo também o diálogo com entre as Comissões e a CEP no sentido de otimização dos instrumentos, dispositivos e rotinas de trabalho.

Voltar para o topo