Comissão de Ética Pública realiza evento no Serviço Público

            A Comissão de ÉTICA da EMGEA esteve presente no I Encontro Regional realizado pela Comissão de Ética Pública – CEP, com o tema “Ética no Serviço Público”, realizado no dia 26 de maio na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, em Brasília.

            Os Encontros Regionais fazem parte do planejamento de ações para 2015 da CEP e têm o propósito de promover o debate de temas específicos relevantes à instância ética, bem como promover interação e troca de experiências entre os servidores que compõem as Comissões, como forma de inspirar o respeito à Ética em toda a Administração Pública.

            A ideia inicial é realizar os Encontros em cinco etapas, de modo a contemplar as regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

            Esta primeira edição contou com a participação dos membros de Comissões de Ética e representante locais das instituições do Poder Executivo Federal, cujas sedes localizam-se na Região Centro-Oeste.

            A abertura do evento foi realizada pelos senhores Américo Lacombe e Gleisson Rubin, presidentes da CEP e da ENAP, respectivamente, tendo havido ainda a participação dos Conselheiros da CEP na condução dos trabalhos. As atividades foram desenvolvidas pelos participantes, organizados nos seguintes grupos temáticos:

  • Funções das Comissões: consulta, educação, investigação, punição;
  • Uso indevido das redes sociais;
  • Relações interpessoais: perseguições, dano moral e outros conflitos;
  • Abuso de autoridade x respeito à hierarquia;
  • Exercício da função pública: conduta esperada, interesse público, relação com o cidadão.

            Os debates possibilitaram a rica troca de experiências e compartilhamento das dúvidas e dificultadores que os membros das Comissões de Ética encontram na sua atuação cotidiana, favorecendo também o diálogo com entre as Comissões e a CEP no sentido de otimização dos instrumentos, dispositivos e rotinas de trabalho.


Voltar para o topo