Ministra Eliana Calmon visita a EMGEA

A Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, visitou ontem, 14.08.2012 a Empresa Gestora de Ativos – EMGEA, objetivando consolidar a parceria dos órgãos e celebrar os dois anos de sua gestão frente a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Estiveram presentes na solenidade a Diretoria Executiva da EMGEA e o Juiz Federal Sr. Erivaldo Ribeiro dos Santos.

A visita da Ministra faz parte de uma agenda aos órgãos que de algum modo trabalharam sinergicamente para alavancar as conciliações nos processos judiciais e uma forma de agradecimento neste momento que se despede da Corregedoria.

A atuação da Ministra remonta aos seus exercícios como Juíza e como membro do Supremo Tribunal de Justiça – STJ onde sempre defendeu a conciliação como melhor maneira de encerrar causas judiciais.

Entre os resultados da sua gestão atual estão a superação da meta de 20.000 audiências de Conciliação envolvendo o Sistema Financeiro de Habitação – SFH em 2011. Para 2012 a meta é promover 10.707 audiências em todo o país.

A parceria com a EMGEA tem como objetivo resolver de forma célere e definitiva estes processos de financiamentos habitacionais. Os Tribunais Regionais selecionam os contratos de financiamentos sub-judice e em estados pré-processuais e convoca as partes para as negociações, em forma de mutirão.

Segundo o Presidente da EMGEA, Sr. Josemir Mangueira Assis o esforço conjunto resulta em benefícios para toda a sociedade, “Isso porque, além de oferecer aos mutuários melhores condições para o pagamento das dívidas, com a solução dos litígios, o crédito recuperado é aplicado em novos financiamentos”.

Desde que a Empresa Gestora de Ativos foi criada, em 2001, cerca de 65 mil acordos já foram firmados entre a justiça, mutuários e a EMGEA, colocando um ponto final nos litígios.


Voltar para o topo