Conselho de Administração

O Conselho de Administração - COSAD é o órgão de deliberação colegiada da Empresa, responsável por fixar a orientação geral dos negócios e aprovar o planejamento estratégico e orçamentário, em consonância com a política do Governo Federal, bem como acompanhar a sua execução. Suas competências são discriminadas no Estatuto Social.
 

Membros:


Ronaldo Affonso Nunes Lopes Baptista é Graduado em Direito pela PUC Pontifica Universidade Católica (RJ) e com Pós Graduação em Administração Pública CIPAD/FGV.


Atualmente é Procurador Chefe da Divisão de Assuntos Estratégicos do Departamento de Gestão Corporativa da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.


Exerceu diversos cargos dentro da Administração Pública Federal: Procurador da Fazenda Nacional, Procurador Seccional da Fazenda Nacional em Pelotas (RS), Coordenador da Coordenação Geral de Assuntos Tributários na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional Brasília (DF).


Membro do Conselho Fiscal do BESCRI BESC S.A. – Crédito Imobiliário.


Conselheiro Fiscal no IRB Brasil S.A., da ABGF Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. e da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Gustavo Sampaio de Arrochela Lobo é graduado em Economia pela UNB Universidade de Brasília, com MBA em Finanças IBMEC Brasília (DF).


Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, desde julho/16.


Atuou em diversos cargos na Administração Pública Federal: Assessor Especial do Ministro na Secretaria de Portos da Presidência da República; Diretor do Departamento da Marinha Mercante na Secretaria de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes; Gerente de Regularização de Obrigações, Gerente de Projetos e Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e Coordenador de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.



Debora Santille é graduada em Administração de Empresas pela UNICID e possui Master em Gestão de Negócios Internacionais pela University of Miami (EUA) e em Governança Corporativa e Mercado de Capitais pelo BI International Educação Executiva; MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Mackenzie; e Especialização em Recuperação de Empresas pela FGV/SP, além de Especialização em Controladoria Internacional pela Integração Escola de Negócios.

É conselheira certificada pelo IBGC e Conselheira de Administração independente da EMGEA.

Atualmente relatora e membro da Comissão Internacional de Estudos Especiais em Blockchain da ISO /ABNT, membro da Banca Julgadora MIT Digital (Massachusetts Institute of Technology) para empreendimento sobre a Economia Digital (IDE), que explora como as pessoas e as empresas irão trabalhar, interagir e prosperar em uma era de profunda transformação digital, e membro do CRA-SP; exerceu posições executivas em renomadas empresas do setor privado, nas quais respondeu por operações locais e internacionais de grupos empresariais e conglomerados econômico-financeiros e participou de processos de privatizações e de concessões de exploração em operações públicas e privadas.

Atuou como Country Manager Director pela Fernbach Software S.A (2010-2013), Conselheira Independente no Banco Safra S/A e no Grupo ACCOR S/A (2004 –2011), no Grupo Mesquita S/A, atual Santos-Brasil S/A (2005-2007), no Grupo Fair CCVM S/A (2002-2004), no Grupo Saúde-Sancil S/A, atual Medial (2002), e CFO no Grupo Multirede Informática S/A (2000-2001), Treasurer Manager na Seguradora Roma S/A, atual Mapfre S/A (1997-1998), e no Planejamento e Controle Orçamentário do Grupo Excel Banco S/A (1991-1994) e no Desenvolvimento de Produtos no Banco Itaú S/A (1987-1991). Atuou também como Conselheira Independente para o GRUPO ERILINE S/A (1996-1999), consórcio ganhador da Banda B Telefonia Celular.

https://www.linkedin.com/in/dsantille

Lisandro Cogo Beck é Economista, pós-graduado em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui Certificação PPCC – Professional Public Coach Certification pela Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC e Certificação ISO 31000 Risk Management Professional.

Atualmente é Superintendente de Administração do Ministério da Fazenda no Distrito Federal e membro do Comitê de Processos e Projetos (CPP) e do Comitê de Gestão de Riscos, Controle e Integridade (CGRCI) do Ministério da Fazenda.

Exerceu diversos cargos dentro da Administração Pública Federal, tais como: Coordenador Geral da Cooperação Técnica Internacional no Ministério do Meio Ambiente; Assessor do Presidente do IBAMA; Coordenador Geral de Planejamento e Modernização Institucional da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) do Ministério da Fazenda.

Leonardo Silveira do Nascimento é Bacharel em Ciências Contábeis pela UNB Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público pela UDF Centro Universitário e Mestre em Contabilidade pela UFSC Universidade Federal de Santa Catarina.


Atualmente é Coordenador Geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional.


Membro do IPSASB/IFAC International Public Sector Accounting Standards Board.


Membro técnico consultivo do Conselho Federal de Contabilidade.


Exerceu diversos cargos na Administração Pública Federal, a saber: Coordenador de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Chefe da Dívida Ativa da União na Procuradoria da Fazenda Nacional em Santa Catarina, Professor na UFSC Universidade Federal de Santa Catarina e ESAF Escola de Administração Fazendária.


Atuou como Professor na ASSESC Faculdades Integradas e UNIBAN Universidade Bandeirante de São Paulo.


Contador Júnior do Banco do Brasil.