Tamanho do texto:  + A - A - Contraste:  + C - C Português English Español
Educação para ética
29/10/2015

A Comissão de Ética Pública – CEP promoveu nos dias 22 e 23 de outubro de 2015, em Brasília, o XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL ÉTICA NA GESTÃO com o tema EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA.

O Seminário é realizado anualmente com o propósito de aprofundar o conhecimento e promover o debate sobre Ética, contribuindo para a efetividade e a sustentabilidade das ações de promoção da Ética na Administração Pública Federal. Tem como público-alvo os integrantes de Comissões de Ética do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, outros profissionais que estimulam o desenvolvimento da gestão da ética em suas empresas, órgãos e entidades de outras esferas públicas e a sociedade civil.

O tema EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA foi amplamente explorado, promovendo o conhecimento e reflexão sobre iniciativas relacionadas ao tema nas esferas nacional e internacional, alcançando a atuação das instituições e do cidadão, inseridas aí as Comissões de Ética.  A abordagem foi estruturada nos seguintes painéis:

            - Orientação e disseminação de conhecimentos como indutores de conduta ética na administração pública federal;
            -
Desafios éticos na sociedade brasileira;
            -
O papel educativo das comissões de ética do poder executivo federal: instrumentos e boas práticas para a ética;
            -
A experiência internacional na promoção da integridade e
            - A consciência ética - é possível educar para a ética?

A conferência de abertura do evento foi realizada pelo Sr. Luís Roberto Barroso, Doutor em Direito Público e Ministro do Supremo Tribunal Federal, que trouxe importante reflexão sobre as conquistas e construção histórica do Brasil em seus 126 anos de República e aspectos da atuação dos poderes executivo, legislativo e judiciário no Brasil de hoje. O encerramento se deu com a conferência do Sr. Renato Janine Ribeiro, Filósofo e Ex-Ministro de Estado da Educação, cuja fala e reflexão abordou fato de vivermos em uma sociedade descostumada a assumir responsabilidades e a necessidade de uma educação para a Ética que passe pelo autoquestionamento e pelo aprofundamento da responsabilidade na relação com o outro.

Houve ainda a cerimônia de premiação do Banco do Brasil, CAIXA e Ministério da Previdência, instituições vencedoras do I CONCURSO BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DA ÉTICA, promovido pela CEP.

A EMGEA participou do evento com a presença dos membros da Comissão de Ética, constituindo importante contribuição para a disseminação de ideias e estímulo à reflexão na empresa.

© Copyright 2018 Empresa Gestora de Ativos - EMGEA