Tamanho do texto:  + A - A - Contraste:  + C - C Português English Español
XVII Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Administração Pública
24/10/2012

A EMGEA irá participar do XVII Congresso Internacional do CLAD que ocorrerá em Cartagena das Índias - Colômbia, de 30 de outubro a 2 de Novembro de 2012.
O CLAD – Cento Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento realiza o evento anualmente. Já em sua Décima sétima edição, é o encontro mais importante da América Latina para apresentar e discutir experiências e pesquisas feitas sobre Reforma do Estado e Administração Pública.


O Congresso reúne ministros e secretários de Estado, parlamentares, pesquisadores e acadêmicos e instituições especializadas, consultores, funcionários do governo e sindicalistas, responsáveis por políticas públicas. Estima-se aproximadamente 1200 participantes.


Entre seus objetivos, destacam-se a promoção e troca de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as principais dimensões do processo de renovação da reforma do Estado e modernização da administração e gestão dos assuntos públicos nos países da América Latina e do Caribe, bem como outros países cujas experiências resultantes de relevância para a região, para contribuir para o avanço do conhecimento nessas áreas.


Nesta 17ª edição, na Área Temática “Políticas públicas eficazes em um contexto de crise financeira global” a EMGEA irá apresentar um painel em conjunto com representantes do Poder Judiciário: “A atuação integrada entre os Poderes Executivo e Judiciário na solução de conflitos de financiamentos públicos no Brasil: realizações e perspectivas futuras".


A EMGEA será representada pelo Diretor-Presidente, Josemir Mangueira Assis, e pelo Diretor Eugen Smarandescu Filho, da Diretoria de Recuperação de Créditos de Pessoas Físicas – DIREF. O Poder Judiciário será representado pelo Dr. Erivaldo Ribeiro dos Santos, Juiz Auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pela Dra. Daldice Maria Santana de Almeida, Gestora Governamental e Coordenadora do Programa de Conciliação da Justiça Federal.


O painel tem como objetivo discutir o papel dos poderes Executivo e Judiciário na construção de soluções integradas nas crises de créditos e financiamentos públicos. A análise será focada na economia brasileira, considerando sua inserção numa economia globalizada.


Através de estudo de caso referente à crise gerada no antigo Sistema Financeiro de Habitação – SFH brasileiro e sua necessária solução econômica, judicial e política, pretende-se abordar os novos papéis que os órgãos envolvidos devem desempenhar na criação, consolidação e manutenção de instrumentos e ferramentas capazes de solucionar tanto a crise então existente quanto possíveis crises futuras, aprimorar as relações com a sociedade e realimentar o mercado através da recuperação do crédito.
 

© Copyright 2017 Empresa Gestora de Ativos - EMGEA