Tamanho do texto:  + A - A - Contraste:  + C - C Português English Español
Mensagem da Diretoria

Desde sua criação, a EMGEA sempre buscou reestruturar seus créditos de forma a permitir a adequação da capacidade de pagamento do mutuário e a conseqüente melhoria no fluxo de caixa da Empresa a fim de obter a reestruturação das dívidas dos mutuários; reenquadrá-las em novo perfil, instituir sistema de amortização melhor estruturado, que não gere resíduos ao final do novo prazo e adequar o saldo devedor dos contratos ao valor de mercado do imóvel ou propiciar a liquidação antecipada do mútuo.

No processo de segregação de ativos e passivos da Caixa Econômica Federal - CAIXA, para criação da EMGEA foram transferidos ativos representados por contratos imobiliários. Em contrapartida, a EMGEA assumiu passivos de responsabilidade da CAIXA junto aos fundos - FGTS e FDS e a credores do FAHBRE, em montante correspondente ao valor dos créditos recebidos.

O grande desafio da EMGEA é reestruturar os contratos de crédito imobiliário que compõem seus ativos, de maneira satisfatória para o mutuário e para a Empresa. Nesse sentido, nossos técnicos vêm trabalhando em diversas formas de análises que têm como premissa valorizar os mutuários que pagam em dia os seus compromissos junto à Empresa, sem prejuízo da busca de soluções também para aqueles que se tornaram inadimplentes em decorrência de situações fortuitas, de modo a promover incentivos à regularidade permanente dos contratos e, também, às liquidações.

O nosso propósito é audacioso, pois estamos buscando alcançar modelos que resultem em solução para a EMGEA e seus devedores, de forma equilibrada e definitiva. As diretivas já postas em prática possibilitaram a reestruturação de milhares de créditos, com significativa redução de custos operacionais. Tal foi possível mediante a adequação da dívida à capacidade de pagamento do devedor, seja mediante parcelamento dos débitos em novas bases, seja por incentivo à liquidação da operação, o que restabeleceu o fluxo financeiro para a EMGEA.

Na busca desse propósito, destacamos a prioridade dada pela Empresa ao Projeto "Conciliação no Tribunal Federal", instituído pela Justiça Federal, o qual permitiu a extinção de inúmeros processos que se encontravam há anos em tramitação no âmbito do Poder Judiciário.

Registramos nossos agradecimentos à Direção da CAIXA, aos seus funcionários, como também ao Ministério da Fazenda, em especial à Secretaria Executiva, à Secretaria do Tesouro Nacional, à Secretaria da Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que não mediram esforços na busca de soluções dos diversos e complexos problemas surgidos.
 

© Copyright 2017 Empresa Gestora de Ativos - EMGEA